12 de agosto de 2013 às 12h55min - Por Mário Flávio

Sessão na Alepe - Foto: ASCOM

Pesquisa apresentada pelo Diario de Pernambuco sobre a atuação dos deputados estaduais em Pernambuco, que escolheram os “melhores” entre eles em seis categorias: debatedor, orador, articulador, formulador de proposições, negociador e formador de opinião. Os dois principais destaques da pesquisa são Guilherme Uchôa e Daniel Coelho.

A enquete foi feita com base nos critérios usados pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) para eleição dos “cabeças” do Congresso. Os dois concentraram a maioria dos votos em todas as categorias, chegando a empatar em uma delas: formulador de opinião. Ao lado dos dois deputados estaduais, porém, uma mulher chamou atenção quando o foco foi o trabalho legislativo em si, isto é, criação de propostas, análise de projetos e atuação em comissões. Trata-se da deputada Teresa Leitão (PT), eleita pelos colegas como melhor formuladora. Este foi o único item cuja disputa foi acirrada e nem Coelho, nem Uchoa, estiveram entre os “cabeças”. Sucedem-se à petista como os mais bem votados nessa categoria os deputados Rodrigo Novaes (PSD), Tony Gel (DEM) e Raimundo Pimentel (PSB).

O deputado caruaruense Tony Gel destacou sua experiência parlamentar em Brasília e os mandatos como prefeito de Caruaru para justificar o destaque. “Eu fui eleito para oferecer o melhor de mim, representar o povo de Caruaru e da região e não tenho medido esforços para cobrar mais saúde, mais educação, mais segurança e melhores estradas. Esse reconhecimento só faz aumentar a minha responsabilidade. Quero agradecer a Deus pela oportunidade de ser deputado estadual, aos colegas deputados e a imprensa”, afirmou Tony Gel.

Os mais votados

Debatedor 
Aquele que sempre ocupa a tribuna para discursar, procura espaço e explora assuntos que podem ser notícia
Daniel Coelho: 21 votos

Orador 
Aquele que tem um discurso que chama e prende a atenção dos colegas
Daniel Coelho: 13 votos

Articulador 
O que tem bom trânsito nas diversas correntes e partidos da Assembleia, tem livre acesso aos bastidores e difunde posições
Guilherme Uchoa: 13 votos

Formulador 
Produtivo e se dedica à elaboração de proposições consistentes
Teresa Leitão: 8 votos

Negociador 
Em geral, é líder partidário. Possui autoridade para firmar e honrar compromissos
Guilherme Uchoa: 16 votos

Formador de opinião 
Tem credibilidade e respeitabilidade junto à Casa. Geralmente é chamado para arbitrar
Guilherme Uchoa: 8 votos
Daniel Coelho: 8 votos 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro