O volume de serviços em Pernambuco teve uma alta de 0,2% em agosto, próxima à estabilidade, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (14) pelo IBGE. Embora essa seja a quarta taxa positiva seguida em 2021, o resultado mostra uma desaceleração na recuperação do setor no estado, já que o avanço, em julho, havia sido de 3,9%.
Os serviços em Pernambuco também conseguiram superar, pelo segundo mês consecutivo, os níveis pré-pandemia, com 2,9 pontos percentuais acima de fevereiro de 2020. No Brasil, houve avanço de 0,5% no segmento. Na comparação entre agosto de 2021 e o mesmo período do ano passado, todos os estados tiveram índices positivos, e Pernambuco teve um aumento de 21,3% no volume de serviços.
O percentual é o oitavo maior do país, e também superior à média nacional, de 16,7%. Por outro lado, a variação acumulada no ano foi de 10%, ligeiramente inferior à média brasileira (11,5%). Na variação acumulada de 12 meses, a tendência foi semelhante: a alta de Pernambuco foi de 2,8%, menor do que a nacional, de 5,1%.