Foi realizada na manhã desta quarta-feira (25-08) uma entrevista coletiva de imprensa com os secretários de Saúde, André Longo e a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça. Ela disse que eventos com público serão realizados a partir de setembro.
“Todas as medidas de flexibilização tomadas até agora são de incentivos para as pessoas se vacinarem. Vamos ter por meio do Passe Seguro uma garantia que outros estados não têm para realizar eventos-testes. Resolvemos agora no mês de setembro realizar esses eventos. O governo autoriza realização de shows com até 1200 pessoas ou com 50% da capacidade. Para acesso a esses eventos, as pessoas devem ter tomado até duas doses e as pessoas que tomaram apenas uma dose, terão que serem testadas e comprovar que não estão com o coronavírus. Para realizar o evento, os produtores precisam enviar pedidos de autorização e cada um será avaliado pela secretaria de Saúde”, disse.
Ela ainda disse que algumas regras serão mantidas nos eventos. “As pessoas que irão ao evento devem permanecerem sentados e usando a máscara. A pista de dança ainda não está liberada. Outro importante avanço está nos eventos corporativos, como formaturas e batizados, que agora estão liberadas a presença de até 500 pessoas ou 80% da capacidade. Todos devem ser liberados com a comprovação do selo e vacinação dos presentes”, disse.
Ana Paula destacou ainda que os eventos sociais, a partir da próxima segunda, podem receber até 300 pessoas, mas com a testagem negativa da Covid ou com a vacinação completa. Sobre as competições esportivas amadoras, a capacidade de público aumentou para 300 pessoas. “Com relação ao futebol profissional, a presença do público segue proibida”, resumiu.