1 de abril de 2020 às 14h28min - Por Mário Flávio

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (1º), 8 novos casos do coronavírus no Estado.

Com a atualização, o estado tem 95 ocorrências pelo novo coronavírus e mais 2 óbitos também foram confirmados, subindo para 8 no número de mortes.

MORTES

Sobre os dois novos óbitos da doença, tratam-se de dois homens, de 64 e 81 anos, residentes de Recife e Olinda, respectivamente. Ambos faleceram em unidades públicas de saúde.

O paciente de 64 anos, do Recife, tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de ter passado por um transplante renal há 10 anos. Apresentou quadro de tosse, desconforto respiratório e cefaléia, sendo admitido no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) em 21.03. No dia 24.03, foi transferido para a UTI, onde foi mantido entubado, realizando diálise e uso de antibiótico. O idoso veio a óbito na última terça (31.03).

O paciente de 81 anos, de Olinda, foi socorrido no final da manhã do dia 25.03 pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele chegou ao local com dificuldade para respirar e quadro de desorientação, além de relato de febre e tosse nos últimos dias. O idoso, que tinha mal de Parkinson, foi atendido de imediato, realizou exames e foi entubado. O paciente teve uma parada cardiorrespiratória na UPA e, apesar dos esforços da equipe médica, veio a óbito. Uma equipe do Cievs-PE foi acionada para fazer a coleta do material para análise, que positivou para Covid-19.

NOVOS CASOS

Dos 8 novos casos confirmados, 4 são homens, com idades entre 45 e 74 anos, e 4 do mulheres, na faixa etária entre 28 e 87 anos.

Dos pacientes, 7 são residentes do Recife e 1 de Aliança.

ALIANÇA TEM PRIMEIRO CASO

Até agora, os 95 casos confirmados estão distribuídos por 12 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Goiana e Aliança), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros estados e países.

BALANÇO

No momento, 23 pacientes estão internados, sendo 14 em UTI/UCI e 9 em leitos de isolamento. Outros 50 estão em isolamento domiciliar e 14 já se recuperaram da Covid-19.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro