7 de junho de 2012 às 09h53min - Por Mário Flávio

Por Anderson Lima

São João, Dia dos Namorados, das Mães e Natal, além de outras festividades e eventos que promovam a concentração de pessoas. Quem é empreendedor precisa estar atento às diversas oportunidades de negócio que surgem ao longo do ano. “Se a pessoa pretende ganhar dinheiro por época, deve investir naquela em que tem maior potencial”, explica a analista de Orientação Empresarial do Sebrae em Pernambuco Conceição Moraes.

Segundo a profissional, o empreendedor deve analisar a maneira como cada uma dessas datas pode ser abordada – se de uma forma mais religiosa ou festiva, por exemplo – de modo a explorar com mais eficácia tanto a data como suas próprias habilidades. “Se o empreendedor tem habilidade em fazer chocolates caseiros deve ver os períodos nos quais os chocolates artesanais podem ser uma oportunidade de vendas, como o Dia dos Namorados”, orienta.

A analista ressalta ainda outro ponto importante ao qual o empreendedor deve estar atento. “Ele deve fazer a análise dos custos, saber quanto será preciso investir e estar atento à profissionalização de seu atendimento”, explica. Neste sentido, os empreendedores contam com o apoio do Sebrae em Pernambuco para que possam planejar melhor essa ideia inicial, analisar sua viabilidade e mesmo fazer uma análise do mercado.

Podem ainda entender como construir relacionamentos com os potenciais clientes, que abordagem tomar e também como criar um blog para a divulgação de seus serviços e/ou produtos, entre outras possibilidades. “Ele precisa se antecipar, vir com antecedência ao Sebrae para montar um plano de negócio, ver a viabilidade do empreendimento e estudar estratégias de marketing com o cliente”, diz Conceição Moraes.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro