Com base nos dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fez um levantamento no qual mostra que dos 201,7 mil novos postos de trabalho, as micro e pequenas empresas foram as responsáveis por 79,7% das 253 mil vagas criadas no mês de outubro. Nos meses anteriores, segundo o Sebrae, esse percentual girava em torno de 70%.
De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, mesmo com a nova metodologia adotada pelo Caged, as micro e pequenas empresas (MPE) mantiveram o bom desempenho apresentado desde a retomada da geração de empregos no país. “Mesmo com um quantitativo menor do que o observado nos últimos meses, devido à mudança de metodologia, os pequenos negócios são os que mais têm ajudado no aumento da criação dos novos postos de trabalho no país. São eles os grandes responsáveis pelo sustento de milhões de famílias brasileiras”, ressaltou Melles, em nota.
Ainda de acordo com a pesquisa, do total de vagas criadas no Brasil cerca de 2,6 milhões, uma boa parte desse montante foi gerado pelas micro e pequenas empresas totalizando 1,9 milhão de empregos. No acumulado do ano, 72,7% das vagas criadas entre os meses de janeiro e outubro são dos pequenos negócios.