De acordo com o levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) o terceiro trimestre de 2021 foi positivo para os pequenos empresários industriais. O Índice de Desempenho do setor, registrou média de 48,3 pontos.
Segundo a pesquisa, o resultado é 1,8 ponto superior ao registrado no segundo trimestre deste ano e cinco pontos acima da média histórica, que teve início em 2012. A avaliação do desempenho medida pelos indicadores varia de 0 a 100 e, quanto mais alto o valor, maior a evolução. No entanto, ao observar os resultados do orçamento durante esse período, registrou 42,6 pontos, uma alta de 0,3. Quando a comparação é feita com o mesmo período de 2020, há um aumento de 0,7 De acordo com os pesquisadores, a melhora financeira está ligada à satisfação com o lucro operacional e com as iniciativas para facilitar o acesso ao crédito.
Em relação aos problemas que impedem o crescimento das empresas, a pesquisa apontou queixa em relação à matéria-prima, questão energética já que o país vive uma crise hídrica e consequentemente o alto custo da energia.