27 de julho de 2012 às 20h47min - Por Mário Flávio

Numa coletiva de imprensa esvaziada, que contou apenas com este blogueiro, após três anos e sete meses de gestão e nas vésperas da eleição, o prefeito Zé Queiroz (PDT), candidato a reeleição, reuniu, no fim da tarde desta sexta-feira (27), o secretariado para apresentar a comissão que inicia a operacionalização do Orçamento Participativo, uma das promessas de campanha mais cobradas pela população.

Vale a pena lembrar que no início da gestão o prefeito José Queiroz lançou o orçamento participativo, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ex-prefeito do Recife João Paulo que implantou o OP quando foi prefeito da capital pernambucana.

Para que este tipo de ação seja efetivada é necessário uma série de ações para que o povo participe, de fato, da implantação do OP. De acordo com a secretaria de Comunicação da prefeitura de Caruaru, nos últimos três anos e meio, mesmo sem falar diretamente na ferramente, a prefeitura realizou conferências de Comunicação, Juventude, Mulher, Religiões de Matrizes Africanas e LGBT, além do fóruns Caruaru 2030, um Novo Modelo de Desenvolvimento. Nestas reuniões e debates mais de seis mil pessoas foram ouvidas pelo poder público, apresentando propostas para todos os setores. O que fundamentaria a proposta de implantação do OP.

Foi criada uma comissão para iniciar a operacionalização do Orçamento Participativo. A mesma é composta pela coordenadora de Mobilização Social – a secretária Especial da Mulher – Elba Ravane, pela coordenadora de Articulação Institucional – a secretária Executiva de Políticas Sociais – Adriana Queiroz, e pelo coordenador Administrativo, ex-diretor presidente da Destra – Clovis Cavalieri, que será substituído na autarquia pelo ex-secretário executivo da Fazenda, Carlos Veras.

“Estamos implantando este projeto no momento oportuno. A cidade amadureceu com as discussões que realizamos ao longo de todo este tempo e hoje temos uma sociedade participativa. Temos muitas propostas já coletadas e iremos às plenárias para ampliar este leque”, declarou o prefeito José Queiroz.

Destra – Na próxima segunda-feira (29), às 8h, no prédio da Autarquia acontece a transferência de Cargo de Clovis Cavalieri para Carlos Veras.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro