Pefeitura diz que Gerência de Proteção é destaque na valorização de animais em Caruaru

Mário Flávio - 13.07.2013 às 13:22h

Sobre o protesto realizado neste sábado (13) pela UDERVA em Caruaru, a Secretaria de Saúde informou que neste ano, a criação da Gerência de Proteção dos Animais desempenhou um papel importante para os direitos dos animais. A gerência implantou um ambulatório veterinário de emergência, um bloco cirúrgico, um canil e gatil, que juntos acolhem 71 animais em situação de rua ou abandono.

Já sobre as cobranças dos manifestantes por respostas referentes à denúncia feita em 2012 de animais de rua encontrados mortos, a secretaria explicou que a perícia feita em 17 cachorros e dois gatos encontrados mortos no veículo da carrocinha do Serviço de Vigilância Animal de Caruaru, em julho do ano passado, apontou que parte dos animais estava com leishmaniose, conforme laudos que foram apresentados à delegacia de Meio Ambiente.

Outros animais que não foram eutanasiados, morreram de causas naturais. Os laudos foram realizados nos corpos dos animais por técnicos do Laboratório Central do Estado (Lacen) e contestaram que a denúncia de que os cães e gatos foram mortos sem motivo aparente.