PCdoB de Caruaru se posiciona a favor dos artistas da cidade

Mário Flávio - 10.01.2018 às 09:10h

Nota do PCdoB de Caruaru

O PcdoB de Caruaru, através do seu coletivo de cultura, em reunião colegiada , que tratou da atual situação da área pública da estação ferroviária, vem a público se manifestar.

Manifestamos nossa solidariedade aos movimentos sociais, artistas, ativistas, poetas e fazedores de cultura, que desde 2014, ocupam espaços provisórios na estação ferroviária de Caruaru, em condições precárias, num movimento de resistência, afirmação, convicção, na melhor defesa da cultura popular de nossa cidade.

Compreende que o espaço da estação ferroviária é público, e não privado, e que tornou-se inadiável a retomada das discussões para uma solução efetiva e transparente, que envolva a sociedade civil, os governos municipal, estadual, IPHAN e todos e todas interessados , e que avance na construção de uma nova realidade mais permanente e mais estruturada na área da estação ferroviária, conectada a um modelo de sociedade inclusivo e fortalecedor da cidadania e da cultura popular.

Compreende que essa discussão deve fundamentar-se aos aspectos da defesa da cultura popular da cidade, sem se deixar contaminar-se por influências de ordem política, partidária e muito menos eleitorais, que em nada contribuem diante de tamanha discussão.

O PCdo B, através do seu coletivo de cultura, entende que é urgente a criação de políticas públicas também para o melhor uso dos demais espaços públicos culturais existentes na cidade (Casa de Cultura, Museu do Barro, Prédio da fabrica Caruá) entre outros.

Sugere também este coletivo, a criação de um plano de desenvolvimento sustentável para acomodar, além dos interesses de preservação da memória da estação ferroviária, também a necessidade de uso deste mesmo espaço, de forma organizada e coletiva, pela diversas manifestações culturais existentes de nossa cidade, históricamente carentes.

O PcdoB de Caruaru, através de seu coletivo de cultura, se coloca a disposição, para contribuir de forma positiva, na busca das melhores soluções, sempre na defesa de todos e todas que fazem, a cultura popular de Caruaru.

Caruaru, 09 de Janeiro de 2018.

Ailza Trajano Iran Bradock

Fabio Junior da Silva

Maria Ferreira

Rafael Urbano

Miguel Farias

Nay Harrison de Lucena

Paulo Nailson