6 de junho de 2013 às 19h25min - Por Mário Flávio

Colab - Divulgação

O prêmio AppMyCity!, que selecionou empresas para participar da escolha do melhor aplicativo urbano do mundo, anunciou na noite dessa quarta (5) o grande vencedor. Foram os recifenses da empresa Quick, que desenvolveram o aplicativo Colab, voltado especificamente para que seus usuários apresentem soluções para problemas urbanos, em uma iniciativa que trabalha diretamente com Participação Social. A empresa levou o prêmio de 5 mil dólares para ajudar no desenvolvimento do aplicativo.

Os desenvolvedores acabaram chegando à final graças à desistência de outro finalista, uma empresa da Índia. O Colab superou outros dois finalistas: BuzzJourney, de Israel, e PublicStuff, dos Estados Unidos. Criado em Recife, o aplicativo para Android, iOS e web tem como principal proposta servir como uma “ponte” entre cidadãos e governo. Ele funciona como uma “rede social” e permite que as pessoas reportem diariamente os problemas da cidade em que vivem. É possível propor soluções e novos projetos, além de avaliar serviços públicos, como hospitais e escolas. A rede Colab foi criada há dois meses e conta com 10 mil usuários.

A ideia, no entanto, é que essas informações não se restrinjam ao ambiente de rede, mas que parte do trabalho, através de serviço oferecido pela Quick, seja a intermediação entre os colaboradores do app e prefeituras municipais. Com o aumento do alcance da rede, atualmente o app já conta com colaboração de usuários de São Paulo, Curitiba, Anápolis, Juazeiro do Norte, além de Recife e Olinda. A ferramenta, gratuita, pode ser baixada no site www.colab.re. A empresa informou também que os dados compartilhados, como reclamações, sugestões e debates, estarão disponíveis ao acesso de todos os usuários do app.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro