2 de março de 2016 às 21h35min - Por Mário Flávio

câmara

Legal, mas será que é moral? Esse foi o questionamento feito durante todo o dia após o blog publicar em primeira mão a informação que a Câmara de Caruaru aprovou o novo salário de R$ 15 mil para os vereadores a partir de 2017. Várias comparações foram feitas com outras categorias e muitos questionaram os R$ 6 mil de reajuste. O momento no Brasil não é bom e estamos presenciando uma das maiores crises dos últimos anos.

Outra questão que chama atenção é a forma que ocorreu a votação. Em duas sessões, numa rapidez danada e praticamente sem ninguém, fora vereadores e funcionários da Casa Legislativa saber. Se tudo ocorreu dentro da Lei, por qual motivo não ter uma ampla divulgação? Alguns parlamentares chegaram a se esquivar para passar a simples informação que a votação tinha ocorrido.

A própria fala enviada pela assessoria da Câmara com a explicação do presidente Leonardo Chaves usou a Constituição para justificar o reajuste. A Lei é clara e diz que um vereador de cidades de porte como Caruaru, o salário deve ser a metade do que ganha um deputado estadual. Então por qual motivo votar quase as escondidas? Por qual motivo vereadores tentarem fazer de conta que não sabiam? Não foram todos, é claro.

O momento atual da própria Câmara não era o ideal para esse tipo de votação. A Casa ainda sofre influência da Operação Ponto Final, com cinco vereadores afastados e os dez parlamentares aguardando o julgamento. Todos terão direito a defesa em Caruaru e nas segunda e terceira instâncias. Diante de uma Casa com tantos problemas será que não era melhor esperar e ter esse tipo de votação mais adiante?

No momento que estamos com tanta facilidade e acesso aos meios de comunicação, os vereadores poderiam ouvir as bases, para saber qual a opinião da população e dos eleitores sobre o assunto. A reação nas redes sociais revela a rejeição ao reajuste. Além de Legislar e Fiscalizar, os vereadores também representam a comunidade, por isso, que esse tipo de consulta seria necessário.

O projeto do reajuste segue para a sanção do prefeito, que deve sancionar a Lei, afinal nenhuma gestor municipal vai querer comprar uma briga com vereadores, a maioria aliados, num ano eleitoral. São situações como essa votação que revelam a morte da democracia representativa. Nesse barco não estão apenas os vereadores com o mega reajuste de quase 70%, mas os deputados estaduais que reajustaram os salários duas vezes nos últimos anos e senadores e deputados, que também tiveram situações semelhantes nos últimos anos.

CONTRA – O único vereador que votou contra o reajuste nos salários dos futuros parlamentares foi Marcelo Gomes (PSB). Ele usou o facebook para justificar o veto. “Devido à difícil situação econômica que o País atravessa e que atinge principalmente os estados e municípios, entendo que o aumento do subsídio para os vereadores, da forma como foi concedido, é desproporcional à realidade”, postou o presidente da Comissão de Legislação e Leis da Câmara. Marcelo é o único advogado da Casa.

AUSENTES – Dois vereadores faltaram a sessão que aprovou o novo salário para os vereadores de Caruaru a partir de 2017. Faltaram o Dr. Demóstenes Veras (PROS) e Alecrim (PSD). Os demais 20 vereadores votaram a favor do projeto e enfrentam as reclamações nas redes sociais, com as pessoas que não concordam com o reajuste e nem da maneira que houve esse aumento.

FORTALECIDO – Conforme o blog antecipou com exclusividade, o tuca no Raffiê Dellon foi confirmado pelo presidente estadual do PSDB, deputado Antônio Moraes, como o candidato do partido a prefeito aqui em Caruaru. Moraes fez questão de frisar que a indicação de Raffiê foi uma escolha do diretório local. A situação não apenas fortalece Raffiê, mas o ninho tucano em Caruaru. O nome dele foi referendado por todos, entre eles os empresários Manoel Santos e Djalma Cintra Júnior e o Major Evandro Maciel.

SÃO JOÃO – A partir da próxima segunda, 07, todos os segmentos culturais que existirem em Caruaru precisarão se cadastrar na Fundação de Cultura e Turismo para poderem participar do calendário de eventos organizados pela gestão municipal. Este ano, o cadastro tem uma novidade. Todos os artistas ficarão em um sistema informatizado, ou seja, o processo não será mais realizado em papel, não correrá o risco de ser extraviado. “Para nós, é muito importante poder profissionalizar o nosso processo de banco de dados. Isso facilitará muito na hora da contratação”, explicou a diretora de Ações Culturais, Edileuza Portela.

EMPREENDEDORISMO – A Casa das Juventudes Urbana, em parceria com o Instituto de Comunidades Inteligentes do Nordeste – ICINE – e o Armazém da Criatividade, realiza neste sábado, 05, o V Encontro de Empreendedorismo e Startups do Agreste. O objetivo é fortalecer as práticas empreendedoras com os jovens do município. O evento é gratuito e o público-alvo são jovens interessados em montar o próprio empreendimento ou compartilhar experiências dentro do tema. O Encontro acontecerá na sede do Armazém da Criatividade, que fica localizado no Polo Comercial de Caruaru, a partir das 15h.

VITÓRIA – A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, acolheu integralmente e por unanimidade o recurso interposto por Rosimey da Apodec, reformando integralmente a decisão exarada pela Vara da Fazenda Pública em ação movida por Antônio Carlos, na qual se alegava infidelidade Partidária. Segundo o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, a justiça comum (vara da fazenda pública) não detinham competência para apreciar matérias de infidelidade partidária, tendo em vista ser de competência da Justiça Eleitoral.

COMPESA – As jornalistas e sócias, Carol Miranda e Moema Duarte, estão com mais trabalho a partir de agora. É que a Oficina Comunicação retomou nesta terça-feira (1º) a assessoria de imprensa da Compesa, regional Caruaru. Desde a saída delas que existia uma grande dificuldade na comunicação da estatal pernambucana com os veículos de comunicação do interior. Sem dúvidas, uma boa notícia para quem trabalha com comunicação.

JORNAL DAS 7 – A eleição 2016 volta a ser pauta no Jornal das 7 dessa quinta-feira. A partir de 7h eu recebo no estúdio da Globo FM o pré-candidato do PCB à prefeitura de Caruaru, Milton Manoel. Ele vem falar sobre o pleito e como o partido se prepara para ter candidatura própria. Você ouve na Globo FM 89,9, no Tune In ou no www.globofm89.com.br.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro