17 de março de 2018 às 10h14min - Por Mário Flávio

O ex-prefeito Anastácio Rodrigues conseguiu uma façanha que há muito não se via em Caruaru. No lançamento da biografia dele juntar todos os ex-prefeitos vivos e os lados mais controversos da política local. Algumas curiosidades e detalhes dos discursos chamaram atenção. Vamos a eles…

Laura – Ironia ou a propósito? A deputada Laura Gomes usou a palavra após o marido, o ex-vice-prefeito Jorge Gomes. Ela citou que era nepotismo, por falar logo após o marido, mas para muitos foi uma indireta para a prefeita Raquel, que teve uma ação de improbidade iniciada pelo Ministério Público para investigar justamente prática de nepotismo na prefeitura.

Zé, o gentleman – O ex-prefeito José Queiroz é um excelente orador. Isso todos sabem, mas ontem ele se superou. O cerimonial não registrou a presença do jornalista Drayton Nejaim Filho. No entanto, Queiroz cumprimentou a todos e fez uma menção ao filho do ex-prefeito Drayton Nejaim. Todos aplaudiram e Queiroz mais uma vez mostrou toda habilidade com os microfones.

Drayton candidato? Aliás, o filho do ex-prefeito poderia até ter falado ontem. Caberia uma fala dele devido à importância que o pai teve na política local. Mais cedo na rádio Cultura, Drayton, que é uma cópia do pai (semelhança impressionante) disse não tem intenção de disputar uma eleição em Caruaru. Ele disse que contribui melhor onde está, atuando como jornalista e à frente do Lide-Pernambuco.

Tony, o tio e Paulo Câmara – O deputado estadual Tony Gel falou no evento e aproveitou para enaltecer o ex-prefeito Anastácio que é tio de Tony. Ele lembrou da campanha que Anastácio venceu e puxou a brasa para a sardinha do governador Paulo Câmara. Tony teve apoio fundamental para que o livro fosse rodado na gráfica do governo de PE. Ainda na fala, Tony que é sucessor de Anastácio na política, disse que o filho Tonynho, que vai disputar um mandato de deputado federal, tem o tio Anastácio como espelho.

Lado a lado – O deputado estadual Tony Gel e o ex-prefeito José Queiroz ficaram lado a lado. Os dois que já travaram vários duelos em eleições passadas, parece que agora encontraram o caminho da paz. Se eles serão aliados, é outra história, mas ambos têm uma relação bem próxima e distantes dos Lyra.

João Lyra, à Frente Popular e Ferdinando – O ex-governador João Lyra lembrou da Frente Popular histórica que foi iniciada em Caruaru. Justamente no período em que Anastácio estava no auge da política e houve a união entre Miguel Arraes e o ex-prefeito João Lyra Filho. Ele também citou trecho do livro, no qual foi citado no início das atividades políticas. O engraçado na fala de João foi trocar o nome do autor do livro. Chamou o jornalista Fernandino de Ferdinando. A correção foi feita pela filha de João e prefeita de Caruaru. Raquel mostrou que está antenada com as recentes produções de Hollywood.

Raquel e a promessa – No programa Panorama que foi ao ar de 13h desta sexta-feira (17) eu perguntei ao jornalista Fernandino Neto se o livro não iria fazer parte das bibliotecas das escolas públicas. A prefeita Raquel na fala garantiu que cada biblioteca de escola pública terá um exemplar da obra. Uma boa iniciativa, já que temos poucas obras desse tipo na Capital do Agreste.

Um sucesso – Vale ressaltar que o lançamento do livro foi um sucesso. Reuniu as principais lideranças políticas da cidade e lotou o auditório do Shopping Difusora. Parabéns, Anastácio e Fernandino!


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro