30 de agosto de 2013 às 18h30min - Por Mário Flávio

20130830-182951.jpg

Na última quarta-feira (29), a Prefeitura de Caruaru realizou a primeira plenária deliberativa do Orçamento Participativo na zona urbana. A reunião contemplou a região 01: Petrópolis, Santa Rosa, Vassoural, Jardim Liberdade, Alto da Banana, Indianópolis, Inocoop, José Liberato, Agamenon Magalhães e Pinheirópolis e reuniu mais de 500 participantes.

Na abertura do evento, o prefeito Zé Queiroz (PDT) falou sobre sua experiência com a participação da população nas decisões orçamentárias, quando, segundo ele, tudo ainda era feito de maneira informal no bairro Santa Rosa, onde reunia a população para discutir as necessidades locais.

Após o ato de abertura, os participantes realizaram o credenciamento e inscreveram-se em um dos eixos temáticos: Social, Gênero e Direitos Humanos; Educação; Saúde; Desenvolvimento Econômico e Rural, Infraestrutura e Meio Ambiente; Cultura e Turismo; e Juventude, Esporte e Lazer.

Durante os debates, a população participou ativamente da eleição das propostas do PPA – Plano Plurianual do município, válido de 2014 a 2017 e também indicou as prioridades para a LOA – Lei Orçamentária anual de 2014. Foram escolhidas através do voto, duas propostas de cada. Em seguida, houve a eleição tanto para propostas quanto para os delegados do ROP1. Foram eleitos 28 delegados.

As propostas escolhidas foram:

– Ordenamento numérico das residências do bairro José Liberato com as placas alusivas das ruas.
– Construir uma escola no bairro José Liberato.
– Construção de um complexo esportivo no atual prédio do Comércio futebol clube.
– Criar e promover roteiros turísticos de esportes radicais na zona rural e urbana.
– Revitalização da Feira da Sulanca.

Nesta sexta-feira, 30, mais um plenária deliberativa será realizada. Desta vez, abrangendo a região 02, formada pelos bairros: Nova Caruaru, Vila Andorinha, Severino Afonso, Luiz Gonzaga, Maurício de Nassau, Fernando Lyra, Universitário e Parque da Cidade, o encontro está marcado para ás 19h, no PETI, do bairro Fernando Lyra.

Foto: Rafael Lima


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro