22 de janeiro de 2013 às 09h45min - Por Mário Flávio

Foi uma noite encantadora, muita gente boa reunida. Representantes de 10 cidades estavam por lá: Caruaru, Tuparetama, Belo Jardim. São Caetano, Sairé, Feira Nova, Orobó, Agrestina, Itambé, São Joaquim do Monte, Recife. O espaço da ACACCIL ficou pequeno. Na entrada da academia os participantes eram recebidos por uma grande roda de capoeira.

Dentro do espaço um grande show do Maestro Mozart Viera e do violonista Mirael em uma grande roda de chorinho. Depois começaram as palestras que prendeu atenção de todos durante mais de duas horas com interação total do publico. Foi apresentado o projeto Discutindo politicas publicas de cultura-no caminho ao caminhar pela professora Dr. Tânia Bazante do campus do Agreste UFPE. O palestrante Lucio Rodrigues do MINC ressaltou que Caruaru, abre as portas do agreste como esse tipo de eventos para que outras cidades possam fazer esses encontros também.

O Diretor de articulação institucional da SECULT/FUNDARPE Claudemir Souza fez um balanço das ações desenvolvidas pelo governo de Pernambuco no campo da cultura. O coordenador do programa Economia Criativa, Luciano Gonçalo da SECULT/FUNDARPE anunciou que Caruaru vai ganhar um espaço chamado de birô criativo espaço esse, que vai servir de ancora para formação de projetos culturais para os interessados na área de cultura.

No final, seis representantes das cidades que são secretários (as) de educação e cultura que estavam presentes: Tuparetama, São Caetano, São Joaquim do Monte, Feira Nova, Agrestina e Belo Jardim mostraram interesse em fazer esse tipo de debates em suas cidades. O balanço que fica é a certeza do dever cumprido e caminhar nesse caminho para que o próximo encontro que já está sendo articulado com o tema, “Direitos humanos” possa trazer novamente o publico e o saber compartilhado por todos.

Muito obrigado, Hérlon Cavalcanti.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro