19 de setembro de 2012 às 09h35min - Por Mário Flávio

Sexta-feira, 21, devem ser publicadas duas pesquisas a respeito da sucessão eleitoral em Caruaru(PE). Uma do IBOPE, encomendada pela TV Asa Branca, a outra do instituto Opinião, encomendada pelo Blog do jornalista Magno Martins. A expectativa que se gera em torno dos números é se os mesmos apontam para a solidez dos índices anteriores, ou se ocorreu alguma mudança de viés na pontuação de cada candidato.

Ou em outras palavras, a questão a se conferir é se as ações de campanha, leia-se passeatas, comícios, caminhadas, caravanas, os apoios, o guia e, principalmente, as inserções na TV conseguiram produzir algum resultado, seja invertendo tendências ou as consolidando e até mesmo ampliando.

A meu sentir, arrisco dizer que não visualizo mudanças radicais nos números que virão, pois, se de um lado, a coligação de Miriam aumentou o arsenal de críticas em relação a administração de José Queiroz, o que, em tese, poderá redundar em perda de alguns pontos da parte deste, por outro lado, a divulgação das últimas pesquisas a ele favoráveis, somadas com o apoiamento expresso de Lula, através do Guia , bem como, da realização da caminhada das mulheres, com a presença do Governador, tida por muitos como um dos principais eventos políticos da campanha, poderá neutralizar os possíveis ganhos da Democrata.

Qual das duas estratégias se mostrou mais eficiente, nestes últimos dias, só os números de sexta-feira dirão. Aos mortais, só resta aguardar, porque, para as equipes de campanha, estes dados, por certo, já foram aferidos por suas pesquisas internas.

De resto, reitero o que já disse em outra ocasião neste blog: Quando se trata de uma análise em perspectiva, a cerca das chances de cada candidato, a rejeição/aprovação do candidato ou administrador (no caso de reeleição) é bem mais importante que os próprios números de intenção de voto, uma vez que, de regra, esta é resultante daquela.

A propósito, sugere-se observar a rejeição de Renildo Calheiros em Olinda e a sua correlação com a intenção de votos dos eleitores em relação a este candidato, conforme números da pesquisa MÉTODO/ACERTO DE CONTAS replicada neste blog.

*Evandro Franca é funcionário do Banco do Brasil e bacharel em Direito


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro