1 de março de 2012 às 22h05min - Por Mário Flávio

O advogado Marcelo Cumaru enviou nota ao blog em que afirma entrar na justiça contra o jornalista Carlos Sá. Ele diz ter sido vítima de campanha difamatória. O advogado ainda vai acionar uma representação na OAB contra o procurador geral de Caruaru, Osório Chalegre. Segue a nota.

Nota à imprensa

Em resposta à campanha preconceituosa e difamatória de que foi vítima, na internet, o advogado Marcelo Cumaru vem, por meio desta, informar que vai tomar as medidas judiciais cabíveis contra o autor do texto e da imagem divulgados na rede social Facebook que depreciam e agridem a sua imagem perante a sociedade. O texto, de caráter preconceituoso, depreciativo e agressivo, além de mencionar de forma pejorativa o cidadão Marcelo Cumaru, também prejudica a imagem do profissional respeitado que atua no meio advocatício não só em Caruaru, mas em toda a região. O advogado também vai entrar com representação contra o Procurador Geral do Município de Caruaru, no Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por haver elogiado e divulgado o texto compartilhado na internet. Mesmo não havendo sido o autor do mesmo, a postura do Procurador feriu o Código de Ética e Disciplina da OAB, estimulando a disseminação da campanha preconceituosa na rede social. O advogado afirma, ainda, que em nenhuma circunstância fez uso de seus perfis nas redes sociais para agredir ou criticar nenhuma autoridade ou cidadão por quaisquer opções ou posicionamentos contrários aos seus. Por isso, não aceita ser pressionado ou criticado por sua posição política. Por fim, comunica que respeita o direito democrático da manifestação e da liberdade de pensamento. Porém, ressalta os limites e regras impostos pela lei que devem ser obedecidos por todos.

Entenda o caso

No dia 26 de fevereiro, o fotógrafo Carlos Sá, publicou na rede social Facebook um post intitulado “As Pracas de TonêGeú” com críticas ao ex-prefeito Tony Gel e ao advogado Marcelo Cumaru, ligado ao grupo político de Tony. O texto vem acompanhado por uma fotografia que mostra uma das pedras com mensagens elogiosas ao ex-prefeito, pintadas no trajeto do Anel Viário Deputado José Antônio Liberato, na ocasião de sua inauguração. A pedra continha a seguinte mensagem: “Tony Gel, valeu “apena” votar em você. Marcelo Cumaru”.
Além da imagem, o fotógrafo escreveu um texto em que criticava a forma errada como o termo “a pena” fora grafado, além de agredir diretamente o ex-prefeito e o advogado Marcelo Cumaru, que na época era seu secretário adjunto de Infância e Juventude. “Esta foto eu a tirei em dezembro de 2002, quando da inauguração daquela obra que os “amarelos” chamam de “Anel Viário”, mas que de anel não tem nada. Todos os secretários, amigos, assessores, babas iam escrevendo (e assinando) mensagens “positivas” em cada pedra ou rocha que iam encontrando no caminho do “anel” pelo qual a “chefia” ia desfilar, soberbo. Esta bela “homenagem” da foto, devidamente assinada, mostra o “capricho” de seu autor em seguir a “Cartilha do bê-abâ Geliniano”… Benza Deus!!!”, escreveu o fotógrafo.

Assim que o conteúdo foi publicado na rede, outros usuários compartilharam em seguida. Entre eles, o publicitário Jackson Carvalho e o Procurador Geral do Município, Osório Chalegre, ambos ligados ao prefeito José Queiroz. Muitas pessoas criticaram a atitude de Jackson Carvalho, inclusive o próprio Marcelo Cumaru, que escreveu, em tom de desabafo, ao publicitário, questionando o por que de haver compartilhado as mesmas agressões. Adiante, Jackson excluiu a publicação e respondeu ao advogado que havia compartilhado o conteúdo “por ter achado engraçado”, mas que o respeitava como profissional e como pessoa. Osório Chalegre, ao contrário, além de compartilhar e fazer comentários apoiando as declarações de Carlos Sá, fez campanha para que as pessoas seguissem o perfil do fotógrafo e disseminassem o seu conteúdo. “Como? não adicionaram ainda Carlos Sá no facebook??!! Estão perdendo o melhor perfil de Caruaru #fato”, escreveu o Procurador.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro