14 de março de 2013 às 16h03min - Por Mário Flávio

No início deste ano, a Diretoria de Juventude de Caruaru realizou mudanças importantes em sua estrutura, com o objetivo de galgar mais um importante passo em direção à implementação das políticas públicas para o segmento juvenil.

Entre essas mudanças, destacamos a chegada de um membro novo na equipe, Marcelo Serra Diniz, que assume a Gerência de Articulação e Planejamento da Diretoria, uma mudança de tarefa, com Elaine Silva assumindo a Gerência de Programas e Projetos e também a despedida do professor Adriano Ricardo, que parte rumo aos novos desafios da Secretaria de Participação Social.

A mudança de tarefas se fez necessária porque acreditamos que o segredo da evolução está em renovar sempre o ânimo e as energias, sem perder o acúmulo de conhecimento e trabalho realizado durante os últimos anos, em que nós triplicamos o número de pólos do Cursinho Popular Edilson de Góis e iniciamos o acompanhamento de resultados do mesmo e mais: Nós realizamos duas edições do Festival de Bandas de Garagem, diversas edições da Roda de Conversa, o I Fórum de Juventude, o I Consciência Hip-Hop (em parceria com o Narcab), contribuímos com a realização do I Workshop Acic Jovem (em parceria com aquela instituição), gerenciamos duas entradas do Projovem Urbano e uma entrada do Projovem Trabalhador, organizamos o Conselho Municipal de Juventude, demos apoio ao ciclo do Orçamento Participativo no segmento de Juventude, conquistamos duas Casas da Juventude e isso tudo apenas para resumir.

Mas para dar um passo à frente, nós nos propusemos a enraizar ainda mais a temática das PPJ em nosso município e encaminharemos à Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei do Plano Municipal de Juventude, nos próximos meses. Um documento rico, que aborda os princípios definidos pela II Conferência Municipal de Juventude (primeira realizada pelo governo, já que a anterior foi convocada pela sociedade civil por omissão do poder público, à época) e homologado pelo pleno do Conselho Municipal de Juventude. O PL do PMJ será apresentado previamente aos membros do Parlamento Jovem de Caruaru e aos vereadores da Comissão de PPJ da Câmara, para que tomem conhecimento e nos auxiliem para que o trâmite se dê da maneira mais ágil possível, abrindo caminho para a realização do II Fórum de Juventude, que realizaremos este ano.

Aprovar o Plano Municipal de Juventude faz com que as PPJ entrem de fato na agenda estatal em Caruaru, obrigando nossos próximos gestores a se comprometerem com as demandas desse segmento social. Por isso, queremos contar com toda a sociedade e principalmente a juventude de Caruaru que já deu tantas demonstrações de garra, para exercer seu protagonismo e fazer história também nesse momento!

*Michelly Pereira é Diretora de Juventude de Caruaru

Marcelo Serra Diniz é Gerente de Articulação e Planejamento da DJC


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro