Algodão entre cristais: Essa deve ser uma das qualidades do novo presidente da Câmara de Vereadores. O novo Presidente deve ser um nome aglutinador de consenso, pois uma postura de “gestor de conflito” é uma das mais importantes, às vezes, perde-se muito tempo alimentando brigas, ou arengas, como dizem alguns. Quando a liderança da Casa Legislativa autua como um grande pacificador o legislativo volta as suas forças para o que realmente interessa que o interesse público, deixar fluir o ambiente conflituoso mais que o naturalmente aceitável não auxilia a atividade legislativa, nem melhora o debate político.
Novo nome: um pressuposto básico da democracia é alternância no poder, a Casa Legislativa de Caruaru não pode ser um refugio para o fenômeno chamado de “a volta dos que já foram”, quando se privilegia “volta dos que já foram”, temos que os projetos são de poder e não de governo ou de grupo. Dizemos isso tomando com exemplo José Sarney, que tantas vezes foi presidente do Senado Federal, envolto em um projeto pessoal de poder. A mudança é inexorável e ele deve ser abraçada pela Câmara de Vereadores de forma ampla e irrestrita.
Coerência: Chico Buarque já dizia “Quem te viu, quem te vê.
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer. Quem jamais esquece não pode reconhecer”. Esse é outra qualidade que a meu ver deve ser ostentada pelo novo presidente, pois uma Casa Republicana como é a Câmara de Vereadores precisa ter a frente político de posição marcada, que não abandona os seus a feridos á beira da estrada. Apesar de parecer démodé coerência política é essencial dela se extraí a indicação do caráter do homem público.
Experiência: Ter uma folha de serviços prestados ao povo de Caruaru da credibilidade ao novo presidente, que deve também conhecer o funcionamento da Casa Legislativa, esse fato é essencial para dar qualidade e presteza ao funcionamento do Legislativo Municipal.
Por fim seja que for o presidente a população espera que ele seja ligado à causa pública e aos mais elevados interesses do povo dessa terra abençoada.
*João Américo Rodrigues de Freitas é advogado Militante e Professor