Opinião – O eleitor saiu ganhando no debate de Toritama – por Victoria Oliveira*

Mário Flávio - 16.09.2024 às 17:09h

O debate entre os candidatos de Toritama realizado pela Rádio Cidade no último dia 13 de setembro, sem dúvidas apresentou aos eleitores e telespectadores dois caminhos para o destino da cidade! Embora cada candidato tenha tido suas performances , sem dúvida quem saiu ganhando foi o eleitor, como o meu colega e analista político, Marco Aurélio Freire, diz: O eleitor é a vossa excelência da decisão.

Sérgio Colin,candidato do MDB, apresentou um perfil mais centrado ao formular pensamentos mais assertivos e apresentar propostas para a cidade, que numa eventual possível gestão, seriam prioridades. Isso por si só também comunica ao eleitor, não se engane, a performance é observada, a conduta também e principalmente o preparo emocional. Tudo comunica! Sérgio pareceu por vezes dominar melhor esses quesitos , muito embora ele tenha fugido diversas vezes do tema Toritama e indo para a cidade de Vertentes, para tentar atacar o seu adversário que tem o pai como prefeito lá. Por vezes o eleitor ficou órfão de propostas.

Já o candidato Romero Leal Filho, o Romerinho, também apresentou propostas e prioridades! Porém, apresentava certo nervosismo ao ser questionado ou provocado pelo seu adversário, isso ficou claro! Mas com o passar do debate, foi melhorando o desempenho.

Os dois demoraram a entrar no jogo, as propostas por vezes foram apenas pano de fundo para outros ataques, mas sem dúvida um debate esclarecedor e acalorado.

Vale lembrar no “Tome Nota”, que:
Sérgio é apoiado pelo atual prefeito de Toritama, Edilson Tavares, que tem o próprio Romerinho como vice, mas diante de diferenças entre os dois houve o rompimento, e o prefeito tornou Sérgio seu descendente na cidade!

Romerinho conta com o apoio da governadora Raquel Lyra, com dificuldades de avaliação na Região Metropolitana, ainda nutre esperanças de reverter esse cenário com municípios do interior, como em Caruaru, cidade natal, que enfrenta uma eleição acirradíssima.
E claro, vencer em Toritama também seria mais um ponto para ela que deve enfrentar uma eleição extremamente acirrada e polarizada em 2026 contra João Campos.

*Victoria Oliveira é jornalista da Cidade FM