17 de novembro de 2012 às 11h25min - Por Mário Flávio

Com este tema o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, estará realizando a Semana da Consciência Negra entre os dias 19 e 25/11. Onze equipamentos culturais do Estado receberão, durante a ação, atividades de várias linguagens, com o intuito de promover uma reflexão sobre a importância da identidade negra na formação cultural do Estado e do País.

A iniciativa visa, ainda, promover um debate sobre o fortalecimento das memórias, histórias e identidades culturais desse povo. A programação é gratuita e abrange atividades que passam tanto pela tradição quanto pela contemporaneidade, sempre buscando difundir a cultura negra como base para a descoberta da consciência e da identidade cultural do povo pernambucano, e brasileiro.

A Semana da Consciência Negra é uma iniciativa da Diretoria de Equipamentos Culturais da Fundarpe, em parceria com a Coordenação para Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE. No Museu do Barro de Caruaru (MUBAC) começa terça (20) e vai até o sábado (24) das 9h às 17h com a Exposição ‘O santo é de barro’.

NO BRASIL – Desde o dia 10 de novembro, com uma programação cultural especial que se estenderá ao longo de todo o “Mês da Consciência Negra”, foi inaugurada a Biblioteca Temática do Viver Afro-Brasileiro, dentro do Sistema Municipal de Bibliotecas. O objetivo durante todas as atividades é provocar a reflexão sobre a importância da resistência cultural africana e sua relação com as raízes da identidade popular paulistana e brasileira, partindo da história do Quilombo do Jabaquara e de seus arredores para refletir sobre as Identidades Negras, Africanas e Afro-brasileiras como um todo.

EUROPA EM MARCHA – Trabalhadores de pelo menos 20 países europeus e vizinhos realizam na quarta-feira (14) o 14N, dia de greve geral internacional contra medidas de austeridade nos países em crise financeira. Até 10h (horário de Brasília), ao menos 62 pessoas haviam sido presas na Espanha, segundo o site de notícias RT. O governo espanhol suspendeu ordens de despejo contra famílias endividadas ao registrar alto índice de suicídios de pessoas que perderam seu patrimônio.

A greve geral tem manifestações na Espanha, Portugal, Itália, França, Grécia, Suécia, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Alemanha, Áustria, Reino Unido, Polônia, Hungria, Suíça, Eslovênia, Luxemburgo, Lituânia, Casaquistão e Malta. Apenas na França estavam previstas 70 manifestações em várias cidades.

DEBATE VIRTUAL – Construção do Plano de Ação Brasileiro na Parceria para o Governo Aberto (OGP, de Open Government Partnership), um compromisso do Brasil com outros 56 países que assumem a missão de tornar seus governos cada vez mais transparentes e responsáveis. A população participa através de debates virtuais que já estão em curso. Saiba mais acompanhe o calendário de discussões por meio do site da Consocial: http://consocial.cgu.gov.br/

REFORMA POLÍTICA – Com a campanha Para Mudar, Reforma Política Já (QUE JÁ TRATEI NESTA COLUNA ANTERIORMENTE), entidades da sociedade civil almejam conseguir 1,5 milhão de assinaturas para transformar em lei projeto que prevê, entre outras regras, o financiamento público exclusivo de campanhas. A iniciativa é da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, do qual participa, junto com outras entidades da sociedade civil, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que viabilizou a Lei da Ficha Limpa, também por meio de campanha para projeto de iniciativa popular. A iniciativa popular pode ser assinada em www.reformapolitica.org.br

CONSELHO – Na sua 82ª Reunião Ordinária, realizada no período de 17 a 19 de outubro de 2012, as Organizações Nacionais de e para Pessoas com Deficiência, de Trabalhadores, de Empregadores e da Comunidade Científica, se reuniram para definir o processo de habilitação, visando participar, como candidato e/ou eleitor, da eleição do CONADE referente à composição do biênio 2013/2015. Mais informações: www.pessoacomdeficiencia.gov.br,

“AÇÃO SELVAGEM” – Essa foi a conclusão da juíza do caso sobre a ação policial que levou à morte de Roberto Curti em Sydney. Ela recomendou que os cinco policiais envolvidos sejam alvo de uma ação disciplinar e que haja uma imediata revisão dos critérios de uso de armas (de choque) Taser pela polícia local. Roberto recebeu ao menos 14 choques com armas Taser, foi jogado ao chão e teve spray de pimenta pulverizado contra o rosto, em uma ação “negligente, descuidada, perigosa e de força excessiva”, destacou o relatório: “Houve abuso da força policial em vários momentos”. Os policiais afirmaram que Roberto Curti parecia um “super-humano”, reagindo com extrema força, mas as câmeras revelam que ele foi rapidamente algemado após ser jogado ao chão. No mais recente depoimento o chefe da polícia da Austrália chegou a dizer que os policiais não sofreriam nenhuma punição.

*Paulo Nailson é dirigente político com atuação em movimentos sociais, Membro da Articulação Agreste do Fórum de Reforma Urbana (FERU-PE) e Articulador Social do MTST. Edita a publicação cristã Presentia. Foi dirigente no PT municipal por mais de 10 anos. Cursa Serviço Social.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro