6 de março de 2012 às 23h05min - Por Mário Flávio

 

Após a divulgação da primeira pesquisa eleitoral de Caruaru que apontou um empate técnico entre o atual prefeito e a candidata da oposição e ainda apontou a saúde com um alto índice de rejeição. A Prefeitura iniciou uma ofensiva para reverter essa situação com exibição de comercias exaltando os ”avanços” nesta área, com o slogan “Prefeitura de Caruaru. Fazendo pela saúde o que nunca ninguém fez”,os comerciais dominaram os canais de televisão principalmente durante o horário nobre. Mesmo assim  a população não parou de reclamar, seguindo aquele pensamento que “uma mentira contada muitas vezes acaba virando verdade”, a Prefeitura intensificou ainda mais essa divulgação.

Mas uma nova “bomba” explodiu, um estudo realizado pelo Ministério da Saúde aponta Caruaru com um dos piores índices da saúde no Brasil, em um comparativo com 94 cidades do mesmo porte de Caruaru nossa cidade é a sexta entre as 10 piores. Sem ter o que mostrar o Prefeito começou a “tomar” as obras do governo do estado a exemplo da reforma na emergência do HRA, da reforma noHospital Jesus Nazareno, da instalação da UPA e ainda do Hospital Mestre Vitalino, este último prometido pelo governador durante a campanha eleitoral de 2010.


E agora o MPPE emite pela terceira vez novas recomendações sobre a saúde em Caruaru. Os promotores destacaram 61 irregularidades, entre falta de pessoal, problemas com limpeza e na estrutura física dos prédios e serviço deficiente. Os alvos da ação dos representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) são as unidades do Programa Saúde da Família (PSF), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Vassoural, a Policlínica do Salgado, o Hospital Municipal Manoel Afonso, a Policlínica do Idoso, o Hospital Cardiológico de Caruaru (HCC), a Casa de Saúde Bom Jesus e o SAMU. Os problemas existentes vão desde infiltração de água de esgoto nos hospitais, passando por falta de banheiros em algumas enfermarias, ausência de médicos e armazenamento inadequado de alimentos. 


Em 2008 o prefeito prometeu que nós teríamos uma “Caruaru mais forte do que nunca”, mas na realidade Caruaru está mais doente do que nunca.  

Rayann Santos

Presidente da JDEM – Caruaru


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro