7 de maio de 2012 às 08h15min - Por Mário Flávio

 

Antes que o jornal impresso existisse, o interesse pela notícia já era tão antigo quanto a linguagem escrita. Na antiga Roma, o governo do imperador César fundara o Acta Diurna, uma maneira oficial de noticiar os resultados das guerras, dos jogos, da igreja católica e das atividades políticas. A partir do Renascimento comercial e do surgimento de práticas econômicas mercantilistas,há uma expansão na formação de Nações Estados na Europa e de um intercâmbio econômico sedento por informação. Em 1440, Gutemberg desenvolve a imprensa, o que permite produzir e reproduzir volumes e impressos. A partir do século XVII,surgem jornais semanários na Europa e com grande força na França Alemanha (…).

Fiz esse resgate histórico sobre a criação do jornal impresso, pois a coluna de hoje será dedicada aos 80 anos do Jornal Vanguarda e ao prêmio recebido esta semana pela Revista Conteúdo. Por que isso?! Acho que desde que entrei na faculdade de jornalismo (e olha que já faz um tempinho!) ouço aquele papo de que o impresso vai acabar por causa da revolução midiática da internet. Estudando um pouco sobre a história da comunicação a gente observa que essa “crise” aconteceu com todos os veículos. O rádio teve sua era de ouro, mas quando foi criada a televisão perdeu espaço e foi cogitado o fim dele. E isso aconteceu?! Claro que não.Diziam que o jornal iria se acabar com a chegada da internet… isso aconteceu?! Também não… Sei que alguns jornais fecharam as portas, mas a questão foi outra e é papo pra render outra coluna.

Acredito que os veículos de comunicação, todos eles, estão passando por um processo de adaptação por causa da evolução tecnológica no geral. E a prova maior é um jornal de uma cidade do interior de Pernambuco chegar aos 80 anos evoluindo, se profissionalizando e se adaptando aos novos meios. Acompanho, como leitora, a evolução do semanário e sinto orgulho disso como se fizesse parte dele. E pensando como assessora de imprensa, até que faço parte sim, com as sugestões de pauta! Feliz Aniversário, Jornal Vanguarda! Que venham mais 80 anos pra gente comemorar!

E aproveitando o clima de comemorações, não poderia deixar de registrar aqui o meu orgulho e os meus parabéns ao jornalista Mário Flávio de Lima e toda equipe da Revista Conteúdo pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo  – etapa estadual. É uma vitória importante pra revista e pra Caruaru, já que as cidades do interior são um pouco discriminadas pela qualidade do jornalismo feito. Que esse prêmio seja um incentivo para que quem ainda tá na faculdade possa ver que um bom jornalismo totalmente do interior é possível. E que os leitores, ouvintes, telespectadores e internautas saibam valorizar o que é da terra, porque aqui tem gente competente e comprometida com o que faz!

*Conceição Ricarte é jornalista, com pós graduação em Assessoria de Imprensa, se especializando em Marketing Digital e Mídias Sociais e Chefe de Redação da Rádio Cultura do Nordeste.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro