25 de junho de 2018 às 23h10min - Por Mário Flávio

Em 2015, após atender a uma solicitação do Tribunal de Contas do Estado, a prefeitura de Caruaru iniciou o processo licitatório para a criação de forma oficial do novo sistema do transporte público aqui em Caruaru. O edital foi publicado e vários critérios foram colocados para que empresas de todo o Brasil participassem.

Três empresas da cidade participaram do certame e venceram a licitação: Capital do Agreste, Coletivo e Tabosa. As três assinaram um contrato de 15 anos para a prestação do serviço, com a possibilidade de renovação por mais cinco. A assinatura aconteceu na sala de monitoramento com o então prefeito José Queiroz.

Houve questionamento pelo Ministério Público a respeito do processo licitatório e o novo sistema ficou sem ter como funcionar. Após dois anos, a justiça averiguou todo o processo e concluiu que as empresas estavam aptas para iniciar o sistema. Mesmo sem a possibilidade de entrar em pleno funcionamento, devido a uma liminar, as vencedoras do certame não cruzaram os braços e investiram para quando tivessem autorização conseguir atender às necessidades dos usuários do serviço de ônibus. São cerca de 200 mil por dia em Caruaru.

A frota foi renovada, ações de tecnologia implantadas, mais acessibilidade e o Leva para levar comodidade aos transportados. Mesmo com a queda da liminar em setembro de 2017, a prefeitura de Caruaru fez novas vistorias e houve a constatação que as três empresas estão em condições de atender ao que pede o edital.

A prefeita Raquel Lyra na posse do novo diretor da Destra, Roberto Bezerra (foto), disse que ele tinha três prioridades para agir, uma delas: colocar em prática o novo transporte coletivo e conseguiu.

A terça-feira, 26 de junho de 2018, entra na história da cidade, por ser um marco do novo transporte público. A expectativa é que em breve possamos sentir as mudanças com a efetivação do novo sistema e o poder público possa fazer a parte dele, priorizando as estradas por onde passam os ônibus e criando faixas exclusivas para os veículos no centro da cidade. Uma boa sorte a todos nessa nova etapa.

GESTÃO POSITIVA

O gestor da Ciretran aqui em Caruaru, Raffiê Dellon, segue chamando atenção pela maneira que gere a entidade. Conseguiu dar visibilidade a um órgão que praticamente não existia. Nesta terça-feira, a partir das 10hs, acontecerá o Fórum de Educação no Trânsito voltado para os Motociclistas da Cidade. O evento é uma parceria do DETRAN, DESTRA, SINDMOTO e SEST/SENAT, e ocorrerá no Auditório do SINTRACON, que fica localizado na Rua Afonso Celso, 129, no Bairro São Francisco. Mais uma ação de Dellon à frente do órgão.

POSSE

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) realiza a cerimônia de posse da nova diretoria eleita para o quadriênio 2018-2022, nesta terça-feira (26), às 8h, na sede do sindicato.

Na oportunidade, assume como presidente do Sindloja o empresário Manoel Santos, juntamente com os demais membros da diretoria da chapa “O Sindloja é você”, eleita no dia 12 deste mês por escolha da maioria dos lojistas filiados à entidade.

Antes da cerimônia será servido um café da manhã nordestino tradicional para os convidados.

RAQUEL VAI

A prefeita Raquel Lyra e o ex-governador João Lyra estarão presentes no evento da oposição que vai confirmar André Ferreira como o segundo nome da chapa para o senado de Armando Monteiro. Os Ferreira e o PSC vêm após o desembarque do governo de Paulo Câmara. Eles queria a vaga do Senado na Frente Popular, mas o socialista disse “não!”.

PAULO E CIRO

O governador Paulo Câmara recebe nesta terça-feira (26) no Palácio do Campo das Princesas o pré-candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes. O ex-governador do Ceará sonha com o apoio do PSB e volta ao Estado pela segunda vez em menos de um mês. O PDT tem espaço no governo de Paulo Câmara e quer indicar o ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz, para uma das vagas da Frente Popular ao Senado. A conferir.

PARABÉNS AO BISPO

Na próxima quinta-feira (29) o bispo de Caruaru, Dom Dino, vai comemorar o 50° aniversário de Ordenação Sacerdotal. Uma missa vai marcar a data de um dos mais atuantes bispos que a cidade já teve. A celebração acontece a partir de 10h no Santuário da Graça. CONSELHO LGBT NÃO PASSOU Os vereadores de Caruaru derrotaram por 19 votos a 4 a criação do Conselho Municipal LGBT. Apenas os parlamentares Daniel Finizola, Marcelo Gomes, Taffarel e Ricardo Liberato votaram a favor da criação do Conselho. É a segunda vez que um projeto com esse teor foi derrotado na Casa. Algo parecido ano passado também não passou no crivo dos vereadores.PCC DA DESTRAO Projeto que cria o Plano de Cargos e Carreiras da Destra deve ser votado nesta terça-feira (26) na Câmara Municipal de Caruaru. O documento é polêmico e extingue a função de Agente de Trânsito. Para ser aprovado o projeto precisa de maioria de 2/3, ou seja, ter pelo menos 16 votos a favor. Na semana passada o mesmo não entrou na pauta e o blog apurou que seria derrotado. Nesta terça-feira deve ser diferente. A conferir.30 ANOS DO PSDB Nesta terça-feira (26) o PSDB completa 30 anos de existência. Em Caruaru, a prefeitura é comandada pelo partido, assim como a Câmara de Vereadores. Para falar sobre o assunto, o jornalista Mário Flávio recebe no estúdio da Globo FM o secretário de governo Rubens Jr., que faz parte da direção do partido e o analista político Marco Aurélio. O panorama Entrevista começa a partir de 13h na Globo FM 89,9.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro