8 de julho de 2018 às 22h32min - Por Mário Flávio

Tivemos um domingo atípico para dois setores importantes no atual cenário do Brasil: política e judiciário. Um vaivém de decisões sobre o futuro do ex-presidente Lula, que se encontra preso em Curitiba. Desde a primeira determinação de soltura do petista pelo Desembargador do TRF-4 Rogério Favreto, que houve uma batalha judicial entre ele e o juiz Sérgio Moro.

O prende e solta mostrou que o judiciário brasileiro está contaminado pela política com magistrados e membros da Lei que atuam como militantes de ambos os lados. Os três mandados de solturas emitidos por um magistrado que durante quase 20 anos foi filiado ao PT, a intromissão de Sérgio Moro, que mesmo de férias se opôs a uma decisão que não cabia mais a ele revelam o que se tornou o embate jurídico.

Mas a politização não parou aí e duas entidades de juízes omitiram opiniões diferentes. A associação dos juízes pediu a soltura imediada do ex-presidente e a união dos magistrados a manutenção da Brasil. Ou seja, o debate há tempos deixou de ser jurídico e isso vai reverberar nas esferas da justiça e eleitoral.

Na política, o PT mesmo não logrado êxito com a soltura de Lula, vai usar esse fato para reforçar o discurso de que o ex-presidente é vítima de uma perseguição jurídica por parte de Sérgio Moro e de outros integrantes do judiciário. Isso já acontece faz dois anos.

No campo jurídico, mostra ainda que existe hoje o jogo do vale tudo, com ações pensadas, com recursos planejados, para conseguir o que se quer, deixando em xeque a credibilidade das instituições, principalmente pelo fato de um juiz plantonista com ligações históricas ao PT ser acionado e tomar a decisão de soltar Lula, o que gerou toda essa confusão no domingo. Tudo isso mostra que temos um judiciário politizado e isso pode trazer consequências ruins para a democracia.

Paulo em defesa de Lula 

O governador Paulo Câmara emitiu nota e saiu em defesa de Lula. Câmara quer o apoio do PT para evitar a candidatura de Marília Arraes ao governo. “O ex-presidente Lula continua tendo o nosso respeito e a nossa solidariedade. A sua liberdade não é uma ameaça à sociedade, como seus adversários dizem, mas pode representar uma reafirmação do nosso processo democrático. Sempre defendi ser fundamental aguardar o transitado em julgado, como princípio a ser respeitado por todos.” , diz a nota.

Marília em Bezerros 

A pré-candidata do PT ao governo, Marília Arraes, esteve em Bezerros e disse que vai usar Lula e Miguel Arraes como cabos eleitorais. No entanto, perguntada pelo radialista Renato Luiz ela teve dificuldades em falar como vai desvincular o PSB de Arraes, que teve o comando do partido com Eduardo Campos e terá o filho de Eduardo, João Campos, como candidato a deputado federal pelo PSB.

Armando e Mendonça no Sertão 

Encerrando uma série de visitas a municípios do Sertão do Pajeú e Moxotó neste fim de semana, os pré-candidatos pela frente “Pernambuco Vai Mudar”, Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), estiveram nas cidades de Solidão e Sertânia, neste domingo (8). Em três dias de viagem, Armando e Mendonça, ao lado de lideranças que apoiam o projeto, percorreram dez cidades no intuito de ouvir demandas das regiões e reunir propostas para o futuro programa de governo.
Oportunidade 
A Faculdade UNINASSAU Caruaru abre seleção para contratação de coordenadores dos cursos de Odontologia, Pedagogia e Direito. O candidato deve ter título de Mestre ou Doutor. Para participar da seleção o candidato deve enviar o Currículo Lattes para o e-mail ana.tereza@mauriciodenassau.edu.br, com o assunto SELEÇÃO- COORDENAÇÃO DE (e o nome do curso pretendido), até o próximo dia 16 de julho.
Rodrigo em Campina Grande 

O prefeito de Caruaru em exercício, Rodrigo Pinheiro, esteve em Campina Grande – PB na noite deste sábado (07) para conhecer a estrutura do São João do município. A visita foi acompanhada por uma comitiva formada por membros do executivo municipal de Caruaru, entre eles, a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Maria Alves, o diretor-presidente da Destra, Roberto Bezerra, e o controlador do município, Dimitri Bezerra. O grupo foi recepcionado na entrada do Parque do Povo pela equipe da Prefeitura de Campina Grande. Nesta segunda-feira (9) o prefeito interino estará com este blogueiro no Jornal das 7, a partir de 7h na Globo FM 89.9.

Eleição para o Conselho de Esportes 

Nesta segunda-feira (09), a Gerência de Esportes e Lazer de Caruaru realiza o processo eleitoral para a escolha dos representantes do Conselho Municipal de Esporte e Lazer do Município de Caruaru (CMEL) para o biênio 2018/2020. A eleição será realizada das 08h às 13h, na gerência que fica no Ginásio Municipal, localizado na Rua Visconde de Inhaúma, bairro Maurício de Nassau. Estarão presentes representantes de academias, faculdade e atletas.

Situação de Lula em debate no Panorama 
O vaivém que se tornou a prisão de Lula será o tema do debate no Panorama Entrevista desta segunda-feira (9). O jornalista Mário Flávio recebe o professor de Ciência Política da Asces Unita, Marco Aurélio Freire e o advogado especialista em Direito Eleitoral Marcílio Cumaru. O Panorama começa a partir de 13h e você pode ouvir pela Globo FM 89,9, na internet pelo www.globofm89.com.br ou ver pelo https://www.facebook.com/globofmcaruaru/

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro