9 de julho de 2018 às 23h38min - Por Mário Flávio

Um levantamento feito pelo blog revela que alguns dos políticos que têm atuação destacada ou vão disputar um mandato na eleição desse ano precisam rever os conceitos para o uso das redes sociais. A maioria concentra atenções apenas para o Facebook, quando canais importantes de interação com os eleitores, como twitter ou youtube, por exemplo, são deixados de lado, não são atualizados ou simplesmente não existem.

Num ranking elaborado pelo blog a partir da contagem dos seguidores, o destaque vai para a prefeita de Caruaru. Juntando as redes mais populares (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube), a tucana Raquel Lyra aparece em primeiro lugar com cerca de 141 mil seguidores, ocupando destaque.

Raquel atualiza diariamente as redes e tem uma quantidade boa de fãs no Facebook, com mais de 97 mil e cerca de 36 mil no Instagram. As demais redes da prefeita são atualizadas, mas não tem o mesmo alcance das duas primeiras. Na segunda posição, está o pré-candidato a deputado federal pelo Partido Novo, João Antônio, neófito na política local. Ele tem cerca de 75 mil seguidores.

João ainda não tem uma fanpage, mas congrega a maioria dos seguidores no Youtube (cerca de 63 mil), por ter um canal voltado para cursos das mais diversas modalidades. Ele compartilha vídeos diários e devido ao trabalho consegue um excelente número de seguidores numa das mídias em mais evolução atualmente, principalmente entre os mais jovens.

Destaque ainda nesse quesito para dois deputados estaduais que buscam a reeleição. O ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel, conta com cerca de 51 mil seguidores nas redes sociais, com ênfase maior para Facebook e Twitter, sendo que nessa rede social, ele tem mais de 13 mil seguidores, sendo o campeão no microbolog de fãs.

Laura Gomes vem na sequência com cerca de 50 mil seguidores, com destaque para Facebook e Instagram, mas com falhas em canais como Youtube e Twitter. Os demais políticos ou pré-candidatos de Caruaru estão bem abaixo. O deputado federal Wolney Queiroz, que tem cinco mandatos no Congresso, tem cerca de 33 mil seguidores e o Delegado Lessa, 30 mil. Mas ambos não têm canais no Youtube, por exemplo, ou estão desatualizados.

Os demais vêm com números de seguidores abaixo de 20 mil, sendo figuras expressivas do ativismo político local, como é o caso do ex-prefeito José Queiroz, que comandou a cidade por quatro mandatos e não tem canais no Youtube e twitter. Além do ex-governador João Lyra, que entre os 14 pesquisados, fica na última posição no ranking, com pouco mais de 6 mil seguidores. Os políticos precisam olhar com mais atenção para as redes, já que as campanhas hoje tem na internet um diferencial. #FicaaDica

Eleição no Conselho de Esportes…

A Gerência de Esporte e Lazer realizou nesta segunda-feira (9) o processo eleitoral para a escolha dos representantes do Conselho Municipal de Esporte e Lazer do Município de Caruaru (CMEL) para o biênio 2018/2020. A votação foi realizada entre 08h e 13h, no Ginásio Municipal. Profissionais de Educação Física, representantes de academias, instituições de ensino superior, do paradesporto, atletas, professores e técnicos habilitados compareceram para votar e se registrarem como candidatos.

…Os eleitos

Nesta etapa foram eleitos oito representantes dos segmentos sociais e de entidades para o conselho. O resultado será publicado no Diário Oficial do município e a próxima etapa será aguardar o prazo de seis dias para o recebimento de recursos (de 10.07.2018 à 16.07.2018), para depois divulgar o resultado final da eleição. A Comissão do Processo Eleitoral do CMEL, responsável pela eleição foi composta pelo presidente Elionaldo José da Silva (representante de Instituição de Ensino Superior), pelo primeiro secretário, Júlio César Silva Siqueira (representante de centro de formação de iniciação esportiva privada) e pelo segundo secretário, Maximiliano Tito Martins de Souza (representante de instituição de ensino da educação básica).

Promessa de Armando…

Em reunião com presidentes e conselheiros de clubes de futebol pernambucanos, nesta segunda-feira (9), o pré-candidato a governador Armando Monteiro (PTB) assumiu o compromisso com as principais agremiações de colocar o Governo de Pernambuco à disposição do segmento para criar um programa que resgate a presença dos torcedores nos estádios.

…Sport ausente 

Representantes dos clubes vão apresentar a Armando, em novo encontro, uma série de propostas, com vistas a otimizar o futebol profissional em Pernambuco e incentivar o retorno das torcidas nos estádios. Na reunião, estiveram presentes os presidentes do Santa Cruz, Constantino Júnior; do Náutico, Edno Melo; do Salgueiro, Clebel Cordeiro; além dos conselheiros do Central (Caruaru), Carlos Alberto de Melo; e do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto.
Zé no Senado…

Nesta segunda-feira (09) o ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), concedeu uma entrevista que repercutiu muito no cenário político. Ele confirmou na Rádio Liberdade a pré-candidatura ao senado.

…Bateu em Raquel…
Ainda durante a entrevista a jornalista Glaucia Oliveira, o ex-prefeito Zé Queiroz voltou a dizer que Raquel Lyra é uma prefeita “fraquinha” e que à sua gestão é melancólica. Raquel não dá muita bola para as falas de Zé e diz que o ex-prefeito “precisa aceitar” que ela é a prefeita.
…Bom para Alberes
Se Zé for mesmo confirmado para uma candidatura majoritária, o vereador Alberes Lopes, vai comemorar. Ele espera que Zé peça votos para ele e possa dobrar com Wolney. Só o tempo dirá.
Direita em debate no Panorama 
O atual cenário para a direita no Brasil será o tema do Panorama desta terça-feira (10).  O Programa começa a partir de 13h e você pode ouvir pela Globo FM 89,9, na internet pelo www.globofm89.com.br ou ver pelo https://www.facebook.com/globofmcaruaru/

Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro