24 de outubro de 2013 às 09h55min - Por Mário Flávio

Com 25 anos de “Música sem Fronteiras e Preconceitos”, a banda carioca Catedral está numa nova turnê nacional para lançar o seu mais novo CD M.I.M “Maior Idade Musical” (Sony Music), e vem pela quarta vez para uma apresentação em Caruaru.

A Banda Catedral é hoje dentro da história real do rock Nacional uma das 10 maiores Bandas de todos os tempos em termos de vendagem. No Gospel a maior vendedora em seu gênero de toda a história do mercado. Surgiu no final da década de 80 conseguindo atingir quase 2 milhões de CDs vendidos no meio cristão em 12 anos de estrada, depois passou a ampliar seu espaço e levar sua música para todo tipo de público.
Com o hits “Eu quero sol nesse jardim” a banda começou a ser executada por uma grande rede de rádios em todo o Brasil, até na rede Transamérica FM, chegando a receber indicação ao prêmio Multishow na categoria banda/revelação do ano de 2000. Mas foi a música “Eu amo mais você” que deu a Banda Catedral visibilidade geral em todo mercado de pop rock no Brasil. Chegaram a alcançar os primeiros lugares de quase todas as rádios roqueiras importantes. Na MTV foram várias conquistas: 2 primeiros lugares no Disk e um segundo lugar o top 20 Brasil, sendo a mais pedida do ano entre as bandas de rock nacional. Ganhou o VMB 2001 e o seu primeiro “Cd de ouro” e um “DVD de ouro” com “Acima do nível do mar” vendendo mais de 250 mil cópias. Reafirmando-se na MPB quando entrou na rede Nova Brasil FM.

É GOSPEL OU NÃO É?
A banda catedral nunca negou a sua origem e muito menos menosprezou a sua obra. Mas um boato de que estiveram em Jô Soares e que teriam negado a fé em Jesus, mesmo sendo algo que nunca existiu, prejudicou por um tempo a banda. Os anos se passaram e no mês passado eles conseguiram ganhar na justiça esta causa, processando quem os acusava e provando que havia sido uma farsa.

NOVIDADE
Em 2011 a Banda Catedral lançou algo até então inédito dentro do mercado fonográfico nacional, um livro de luxo com um CD de brinde com tiragem limitada de 3 mil cópias: M.I.M “Maior Idade Musical”, primeiro álbum com músicas inéditas em cinco anos. Os meninos que começaram na Baixada Fluminense há quase 25 anos atrás amadureceram e estão mais seguros.
O show deste sábado deve recordar alguns dos muitos sucessos antigos e outras deste novo trabalho. Traz o rock progressivo, hard rock, baladas, folk, MPB e outras levadas características do trio. Kim, Júlio e Guilherme formam a banda única em todo o Brasil e América Latina a fazer sucesso em dois mercados de músicas distintos. De 1988 a 1999 na música cristã e de 1999 até os dias atuais dentro da MPB, no Rock Nacional e igualmente no Gospel.

São explicitamente contra as drogas e a sua legalização. Suas músicas falam de amor, de paz, de justiça, com temas sociais, românticos e do nosso cotidiano sempre com muita poesia e bom gosto nas letras de Kim, que define muito bem a visão da banda: “Nosso compromisso é com a qualidade e com o conteúdo musical. Com a arte e com a cultura e será assim dentro da nossa carreira para todas as pessoas, independente de religião, raça, classe social e etc. Catedral é isso: sempre uma revolução!”

ENCONTRO DE GERAÇÕES
A expectativa é grande por conta do fato de já se passar 10 anos desde a última vez que se apresentaram aqui. Eles já fizeram show no Ginásio Walter Lira e no auditório da Difusora (anos 90) e depois no Palladium. Desta vez o show acontece sábado, 26, no Espaço Cultural Tancredo Neves às 20 horas e promete ser uma noite memorável para os fãs da banda, antecedendo o show do Catedral tem duas atrações locais, que são a banda Degraus e o cantor Dhiego Nunes. Os ingressos estão à venda Bancas 3º mundo, Sou Music e Gospel Music.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro