18 de fevereiro de 2012 às 17h40min - Por Mário Flávio

Foi-se o tempo em que o carnaval era guardado nas lembranças e nas fotos reveladas das máquinas analógicas. Agora é tudo livre e cada vez mais conectado com a modernidade.
Todo mundo sabe tudo que está acontecendo nos melhores carnavais de todo o Brasil. Seja através de uma mensagem no Twitter, uma foto no Facebook, um check-in no Foursquare… não importa a rede. Mas a tecnologia mostra a que veio e que a gente precisa mesmo se adaptar a ela.

 

Com este pensamento, os componentes tecnológicos estão presentes nos gigantescos trios elétricos de Salvador, na Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro, no sambódromo paulistano e no carnaval multicultural de Pernambuco.

 
Separei alguns dos recursos para quem não abre mão de tecnologia nem mesmo nos dias de folia.

 
Carnaval em 3D: Segundo a Planet Tech, a NET HD e a NET HD Max mostram o carnaval carioca em 3D e, segundo dados de mercado, cerca de 1 milhão de pessoas vão ter a possibilidade de assistir aos desfiles com a nova tecnologia. Nos dias 19 e 20 de fevereiro a Sapucaí terá mais de 40 câmeras HD e outras seis preparadas para 3D, além da grande novidade: uma câmera com super-slow-motion 3D, que captura 800 quadros por segundo.

 
Os apps da folia: A TIM colocou a disposição dos foliões o “Carnaval TIM 2012”, um aplicativo que permite ver informações sobre blocos, trios elétricos, agremiações e escolas de samba em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Olinda e Recife. Já a prefeitura do Rio de Janeiro liberou um app que mostra a programação de tudo que estiver acontecendo na cidade fluminense com relação ao carnaval.

 
Salvador no Google: Quem pretende ficar em casa e só acompanhar a folia, pode assistir aos trios elétricos de Salvador através do YouTube e Google +. As transmissões começaram ontem (17.02) e seguem até a terça-feira (21.02). Além de ver os shows, que são transmitidos de quatro câmeras, cada uma em um trio elétrico, também está programada a conversa com algumas personalidades que passam pelo carnaval baiano.

 
Carnaval PE: O aplicativo oferece uma programação atualizada dos maiores eventos e blocos do Carnaval de Recife e Olinda com detalhes como local, data e atrações. Além disso, você pode montar a sua própria programação e compartilhar com seus amigos através do Facebook.

 

 

Agora é só escolher o recurso e aproveitar o período momesco para compartilhar os bons momentos do seu carnaval em qualquer uma das plataformas existentes. E não esqueça do mantra tecnológico que vale para o ano inteiro: “Sair, publicar, curtir e comentar!”
Bom carnaval pra vocês!

 

*Conceição Ricarte é jornalista, com pós graduação em Assessoria de Imprensa, Chefe de Redação da Rádio Cultura do Nordeste, analista de social media e apaixonada por internet e tecnologia.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro