30 de setembro de 2012 às 10h42min - Por Mário Flávio

Para quem gosta de analisar o poder da reeleição, segue, ao final, relação dos candidatos que atualmente ocupam o cargo de prefeito de capitais e que estão buscando a reeleição.

Se fizermos uma análise geral das principais pesquisas de intenção de voto divulgadas até o presente momento, concluiremos que aqueles que pleiteiam a reeleição levam grande vantagem.

Já nos municípios onde o prefeito atual não disputa a renovação do mandato, a disputa se mostra mais equilibrada, razão pela qual serão nestas disputas onde certamente ocorrerão as grandes surpresas de última hora.

Para mim, não é grande surpresa, mas os casos de Salvador, Fortaleza e João Pessoa vão mostrar, de forma clara, como a dança dos números é bem mais propensa a ocorrer em municípios onde não há reeleição, que é o caso, por exemplo, dessas três.

Um detalhe, pelas pesquisas, a eleição caminha para ser decidida já no primeiro turno nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia e Porto Alegre, todas em favor dos atuais ocupantes do cargo de prefeito. Nas demais, a situação aponta para segundo turno, mas em todas elas os atuais prefeitos se mostram competitivos, segundo as pesquisas.

CAPITAL                     CANDIDATO               PARTIDO

Curitiba(PR)                         Luciano Ducci                (PSB)*

Goiania (GO)                        Paulo Garcia                    (PT)*

Porto Alegre (RS)              José Fortunati                (PDT)*

Teresina (PE)                       Elmano Ferrer                (PTB)*

Belo Horizonte (MG)        Márcio Lacerda              (PSB)

Rio de Janeiro(RJ)            Eduardo Paes                 (PMDB)

São Luis(MA)                       João Castelo                    (PSDB)

*Eram vice-prefeito até 2010. Assumiram com a renúncia dos titulares para concorrerem a governador dos respectivos estados.

*Evandro França é advogado    


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro