13 de abril de 2013 às 12h25min - Por Mário Flávio

Recentemente estive dialogando com os membros da Frente Popular Jovem de Caruaru, movimento que congrega os setores jovens de 11 partidos políticos da nossa cidade (PSD, PDT, PSB, PR, PP, PTN, PTdoB, PSC, PCdoB, PTB e PRB). Foi um encontro gratificante, produtivo e que me proporcionou a oportunidade de ver jovens preocupados em fazer política com seriedade em defesa das causas da sociedade e, em especial, da juventude. Tomei a iniciativa desse encontro para colocar o meu mandato à disposição da juventude.

A nossa história é marcada pela participação dos jovens nos grandes movimentos políticos. As grandes mudanças e reviravoltas da política brasileira sempre contaram com a presença direta dos estudantes. Não posso deixar de reconhecer que ainda temos uma grande parcela da nossa juventude alheia ao processo político. Esse fato é, também, fruto dos resquícios dos momentos ditatoriais aos quais esse País foi exposto, a uma educação que não corporifica o seu discurso libertário e de partidos políticos que teimam em não reconhecer a importância da juventude na oxigenação da vida partidária.

A Frente Popular Jovem de Caruaru, o Parlamento Jovem da Capital do Agreste e outros movimentos que têm à frente a juventude da minha terra, são exemplos que precisam ser exaltados e fortalecidos. É por demais gratificante perceber esses jovens se entregando veementemente a uma causa, a uma ideologia, com seriedade, de forma pacífica e respeitosa porque, não tenho dúvidas que serão dessas cabeças que outros sonhos serão construídos e outras ideias nascerão em defesa da sociedade brasileira.

Parabenizo os membros da Frente Popular Jovem de Caruaru por procurar defender seus direitos e buscar políticas públicas para a juventude. Iniciativas desse porte não são fáceis. Vivemos um momento histórico, no qual é mais fácil para a juventude ser seduzida pelas novas tecnologias, pelos botões eletrônicos e pela facilidade de se conectarem com o mundo à partir da sua própria casa e não ter um projeto político que proporcione motivação cidadã. Aqui em caruaru, vejo que há uma juventude capaz de transformar o mundo cibernético em instrumento de participação política em defesa das suas causas.

O desencantamento com a política, a desconfiança no sistema democrático, o descrédito na possibilidade de haver ética na política e a falta de motivação para o engajamento em projetos políticos têm um “remédio” : A PARTICIPAÇÃO CONSCIENTE DA JUVENTUDE. Parabéns Frente Popular Jovem de Caruaru!

*Dr. Demóstenes Veras é médico e vereador em Caruaru


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro