Opinião – 170 anos da Câmara de Caruaru comemorados com transparência, informação e acessibilidade – por Lula Tôrres*

Mário Flávio - 16.09.2019 às 12:11h

Nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, a Câmara Municipal de Caruaru comemora 170 anos de existência. Quis o destino que nesse momento tão importante da história tivéssemos uma Legislatura comprometida com os mais de 300 mil habitantes da Capital do Agreste.

Uma Casa com importância registrada na história caruaruense e que existe antes mesmo da prefeitura, sempre com o objetivo de melhorar a vida dos mais carentes do município. Somos 22 vereadores e uma vereadora, cada um com o intuito de dar a sua contribuição para povo da nossa cidade.

Temos bancadas de oposição e situação que se respeitam e travam debates importantes na Tribuna, mas sempre na busca por uma Caruaru melhor. Foi na discussões amplamente democráticas que propusemos uma gestão compartilhada.

Ao lado dos demais vereadores, reformamos a Casa e hoje temos um prédio acessível, com obras para facilitar o ir e vir de todos. Com a instalação de um elevador agora é possível receber sem nenhum problema qualquer pessoa na Casa.

Visando transparência, investimos na comunicação. Com um site moderno divulgamos as informações dos vereadores e a instalação do SAPL permitiu que todos acessem as informações do que vai ser votado na Câmara, bem como do conteúdo dos projetos de Leis, Decretos e demais documentos que tramitam nas Comissões.

As sessões ordinárias, solenes e audiências públicas são transmitidas ao vivo nas redes sociais da Casa, bem como as licitações, sendo uma iniciativa inovadora em Pernambuco. Todas essas ações colocaram a Câmara de Caruaru como a 5ª mais transparente do Estado, de acordo com Tribunal de Contas do Estado, ficando a frente de cidades importantes como Recife, Olinda e Jaboatão.

Mesmo assim não estamos satisfeitos e vamos em busca de ser a Casa mais transparente de Pernambuco. Já temos em mãos o trâmite para ter a TV Câmara, canal público aberto de televisão, para levar as informações do poder legislativo para a casa dos caruaruenses.

Antes de a concessão ser liberada, vamos apresentar na sessão desta terça-feira, dia 17 de setembro, como será a nossa TV Web Câmara, embrião do que vai ser essa futura emissora.
Além disso, trabalhamos com muita responsabilidade para elevar o nome de Caruaru, com discussões sobre a cidade e votações importantes de requerimentos, projetos de leis e indicações, em todas as esferas.

Já votamos a Lei de Diretrizes Orçamentárias para que e a cidade possa ter um orçamento em 2020, além do atendimento diário nos 23 gabinetes dos parlamentares. Com todo esse aparato de informações e em nome dos 22 vereadores e da vereadora que comemoramos essa data.

Na sessão desta terça-feira vamos celebrar os 170 anos da Casa, com transmissão ao vivo e a participação especial do professor José Urbano, que vai fazer um passeio pela história dessa Casa, que se confunde com a de Caruaru.

Parabéns à Câmara pelos 170 anos!

*Lula Tôrres é presidente da Câmara de Caruaru