De acordo com o Código Sanitário do Estado de Pernambuco, no Art.79, estábulos, cocheiras, granjas e estabelecimentos congêneres só serão permitidos em zona rural, sendo a sua remoção obrigatória. Por isso, neste momento, está sendo realizada uma operação com o intuito de fechar criatórios irregulares de animais na zona urbana de Caruaru.
A ação é uma parceria do Ministério Público com a Gerência dos Direitos dos Animais da prefeitura de Caruaru, Vigilância Sanitária, Secretaria de Serviços Urbanos das polícias Militar e Federal e Corpo de Bombeiros.
Vale salientar que o que levou os órgãos a promoverem a ação foram as constantes denúncias enviadas aos veículos de comunicação e os recentes acidentes envolvendo animais de grande porte. Os criatórios dos seguintes bairros estão sendo alvo: Pinheirópolis, Petrópolis e Campo Novo. Os animais recolhidos serão encaminhados ao Curral do Gado, até que os responsáveis encontrem um lugar que obedeça aos critérios estabelecidos no Código Sanitário.