20 de março de 2012 às 06h00min - Por Mário Flávio

O governador Eduardo Campos anuncia, daqui a pouco, às 7h, o início dos serviços do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação – SIMOP, que vai proporcionar o monitoramento, em tempo real, dos ônibus da Região Metropolitana do Recife. O lançamento do serviço será na sede do Consórcio Grande Recife, onde está montado o Centro de Monitoramento da Operação (CMO), no Cais de Santa Rita, no Recife.

Através do monitoramento, os fiscais do Grande Recife Consórcio de Transporte poderão saber a velocidade, o tempo de viagem, além de outras características dos três mil ônibus que operam nos 14 municípios da RMR. O Centro de Monitoramento da Operação será responsável por fazer cumprir a programação das 385 linhas que circulam no Grande Recife. O CMO também terá a função de articular com os órgãos de trânsito para minimizar os efeitos dos congestionamentos verificados ao longo do dia.

Através do SIMOP, serão geradas informações aos usuários que estão nos Terminais de Integração ou que estão em uma das 6.238 paradas localizadas na RMR. Nos TIs, o Sistema disponibiliza paineis de LCD com os horários de chegada e partida dos coletivos. O Sistema oferece ainda o serviço de SMS, onde o usuário que estiver em qualquer parada de ônibus do Grande Recife poderá mandar um torpedo para o número 49214 com o código da parada e o número da linha que deseja informação e receber, em poucos segundos, o horário dos próximos coletivos que passarão no local.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro