8 de outubro de 2017 às 22h33min - Por Mário Flávio

SOS

Do G1 Caruaru e Região

Na manhã deste domingo (8) a ONG SOS Rio Ipojuca, em parceria com a Igreja Católica, realizou um ato para ajudar na recuperação do Rio Ipojuca em Caruaru, Agreste de Pernambuco. O rio é terceiro mais poluído do Brasil.

O evento começou com a bênção dos animais, na paróquia do São Francisco. Dezenas de fiéis levaram cães, gatos e pássaros para serem abençoados na frente da igreja, que leva o nome do santo protetor dos animais. A ação faz parte da semana de comemoração dos 65 anos da paróquia.

Na sequência, foi feita uma caminhada pelas ruas do bairro em direção ao Parque Ecológico do São Francisco, onde o bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, falou da importância da caminhada, que culminou com a plantação de 200 mudas para recuperar a mata ciliar do rio.

“São Francisco escreveu uma carta encíclica que dizia ‘louvado seja’. E o papa diz que Deus ensina a cuidar da natureza e da nossa fé. São Francisco fez tudo isso. Ele é padroeiro da ecologia porque seguia o que Deus dizia. Queria destacar sobretudo a presença das crianças, pois elas são o futuro”, disse o bispo.

O presidente da ONG, Henrique Andrade, lembrou da importância do rio e o que ele representa para o município. “Temos que lembrar que o Ipojuca é o segundo maior rio de Pernambuco, mas o terceiro mais poluído do Brasil. Essa ação é simbólica, mas quem sabe num curto espaço de tempo vamos ter todas as margens do Ipojuca, pelo menos em Caruaru, recuperadas”, ressaltou.

O diretor de limpeza da prefeitura de Caruaru, Ytalo Farias, destacou que essa é primeira ação, mas em breve novas ações irão ser feitas. “Já temos um terreno de quatro hectares no bairro do Cedro, para que possamos fazer um novo replantio”, afirmou.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro