10 de abril de 2015 às 07h54min - Por Mário Flávio

Cerca de 350 jovens  de todo o estado devem participar, a partir de hoje (10/04) e até o próximo domingo, da 1ª Olimpíada e 6º Festival da Juventude Rural. O objetivo é  possibilitar uma articulação entre  atividades esportivas e de lazer e as grandes bandeiras de luta dos jovens do campo. A atividade, que acontece em Carpina, na Zona da Mata,  é realizada por meio de uma parceria entre o Ministério dos Esportes, a Universidade Federal Rural  de Pernambuco (UFRPE) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape). A temática “Políticas públicas para uma sucessão rural com qualidade de vida” será o mote de todos os debates ocorridos durante o evento. 

Na pauta, estão oficinas temáticas coordenadas por estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física e em Ciências Agrícolas da UFRPE, que terão metodologia multidisciplinar. Nelas serão debatidos os seguintes temas: Lutas e Sindicalismo; Agricultura Familiar e Agroecologia; Reforma Agrária e Sucessão Rural; Estatuto da Juventude e Políticas Públicas; Marcha das Margaridas, Gênero e Geração; e Reforma Política. Em cada  sala, haverá sempre ligação entre essas abordagens e os esportes, os jogos, a dança, a ginástica, a percussão, as artes ou o teatro.

As modalidades esportivas prometem mobilizar a juventude que, antes de chegar a essa etapa estadual, participou de momentos em suas regiões. Serão praticados Futebol de Campo (masculino/feminino); Futsal (masculino/feminino); Sinuca (masculino/feminino); Corrida (masculino/feminino); Salto (masculino/feminino);  além de Dominó, Dama e Xadrez (que poderá envolver ambos os sexos). 

A realização da 1ª Olimpíada e 6º Festival da Juventude Rural conta também com a parceria dos Cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas e em Educação Física da UFRPE, do  Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) e do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL./PE).”

 

 

Programação da 1ª Olimpíada e 6º Festival da Juventude Rural

Sexta-feira (10/04), às 16h30 – no Centro Social Euclides Nascimento – Mística de Abertura,  com a participação dos músicos do Projeto       Pau e Lata, de Natal/Rio Grande do Norte

17h30 – Abertura Politica – que contará com representantes do Ministério dos Esportes, UFRPE, Fetape, Governo  do Estado, entre outras entidades, e da Comissão Estadual da Juventude Rural (Cejor)

Sábado (11/04) – 8h – Oficinas Temáticas – No Centro Social Euclides Nascimento e Cetreino

16h – Modalidades Esportivas – no Cetreino

20h – Noite Cultural e Desfile da Garota e Garoto Rural – no Centro Social Euclides Nascimento

 Domingo (12/04) – 8h – Modalidades Esportivas – no Cetreino

 11h – Entrega das Medalhas – (local a ser definido)

 2h – Mística de Encerramento 

 


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro