8 de janeiro de 2014 às 10h55min - Por Mário Flávio

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult – PE) e Fundarpe, com a parceria da Fundação de Cultura e Turismo, realizam nesta quarta-feira, 08, uma série de oficinas gratuitas de capacitação para elaboração de projetos para o 7° Edital do Programa de Desenvolvimento Audiovisual de Pernambuco – Funcultura Independente 2013/2014. As oficinas, em Caruaru, serão realizadas no Museu do Barro, das 19h às 22h.

Durante as oficinas, os participantes conhecerão os detalhes do edital, as especificidades das categorias e subcategorias e as suas respectivas exigências. Os projetos podem ser de filmes de longa-metragem e de curta-metragem, produtos para televisão, pesquisas, formação (cursos, oficinas, seminários, encontros), difusão (festivais, mostras), preservação e cineclubes. A capacitação irá orientar sobre o preenchimento dos formulários e a elaboração do projeto, considerando a definição de objetivos, justificativas, estratégias de ação e orçamentos dos produtos culturais. Também serão abordadas dicas sobre criação de roteiros para filmes e programas de TV.

O edital público é considerado um dos melhores do País e destinará um total de R$ 11,5 milhões para incentivo da produção, difusão, formação e pesquisa na área audiovisual.. As oficinas serão realizadas em 22 municípios, contemplando todas as 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado. As oficinas são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia. Ao final, os participantes receberão certificados.

FUNCULTURA – faz parte de uma política específica para o audiovisual, desenvolvida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe. A cada ano, mais pessoas buscam o incentivo do Funcultura. O 6º edital (2012/2013) alcançou número recorde de inscritos, com 406 projetos, um aumento de 56% em relação ao 5º (2011/2012), o que pode ser considerado resultado deste processo de formação por todo o Estado.

CADASTRO – Para inscrever projeto nos editais, o proponente pode ser pessoa física ou jurídica (empresas, associações, fundações), com residência em Pernambuco há no mínimo um ano e ter Cadastro de Produtor Cultural (CPC) atualizado anualmente. O prazo para inscrição ou atualização do CPC para o Edital do Audiovisual é até o dia 20 de janeiro, enquanto que para o Edital Independente (geral) é até 31 de janeiro de 2014. O cadastro pode ser feito presencialmente ou com envio de formulário e documentação pelos Correios. A lista com a documentação necessária e os formulários do CPC estão disponíveis no link: http://www.fundarpe.pe.gov.br/fomentofuncultu raformularios.php.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro