O 1º Festival Regional Flor e Barro será realizado nos dias 17, 18 e 19 de março no Espaço Difusora em Caruaru com entrada livre para todo o público. O evento vai contar com a participação de 16 grupos folclóricos distribuídos entre as macrorregiões de Pernambuco sendo do Agreste, Zona da Mata, Sertão e Região Metropolitana. Além de outros grupos convidados do Nordeste.
De acordo com o diretor Executivo do Festival, Jailton Oliveira, essa é uma nova oportunidade de Caruaru sediar um festival de folclore. “Caruaru tem uma tradição de festivais de folclore que vem desde de Dona Luísa Maciel. Agora o grupo de Dança Flor e Barro traz uma nova proposta de festival de folclore para Caruaru a começar com um festival regional com duração de três dias”.
O Festival tem o objetivo de contribuir para a divulgação da cultura popular tradicional pernambucana e nordestina, impulsionando os grupos locais ativos e mantendo a cultura viva na região. Além de enriquecer o conhecimento da comunidade com cultura e arte, valorizar os artistas, grupos e coletivos de cultura popular e incentivar economia local.
O 1º Festival Regional Flor e Barro tem como equipe gestora Jailton Oliveira (diretor Executivo), Rosimere Quaresma (coordenadora de Produção), Glébson Pedro (coordenador de logística) e David Sebastian (coordenador de Marketing e Comunicação). Todos fazem parte da diretoria do Grupo de Dança e Expressão Popular Flor e Barro que atua na cidade de Caruaru há 18 anos levando a cultura popular e a tradição a vários festivais de folclore exemplo da Venezuela, Paraguai, São Paulo: nas cidades de São Bernardo do Campo e Olimpia, Rio Grande do Sul: na cidade de Nova Petrópolis e entre várias cidades do Nordeste.
Rosimere Quaresma destaca: “É um sonho se tornando realidade esse primeiro festival. Estamos preparados para realizar esse nosso grande evento, pois as nossas experiências em festivais só fizeram a gente amadurecer e realizar o sonho do Flor e Barro ter o seu próprio festival”.
A realização do 1º Festival Regional Flor e Barro tem o incentivo a Lei Aldir Blanc, secretaria de Cultura de Pernambuco, governo de Pernambuco, secretaria Especial de Cultura, ministério do Turismo e governo federal. Nesta segunda-feira (17) são sessenta dias para o folclore abraçar Caruaru novamente no 1º Festival Regional Flor e Barro.