Novo Centro de Distribuição da Amazon será em Pernambuco

Jorge Brandão - 05.10.2021 às 15:25h

O novo Centro de Distribuição da Amazon que está expandindo as operações no Brasil, fica localizado no Cabo de Santo Agostinho. O segundo Centro no Estado, e no Nordeste, possui uma área total de cerca de quatro shopping centers (41 mil m²) e possibilitará a criação de 860 vagas de emprego na região. Com a inauguração, a empresa já gerou mais de 2 mil vagas em 2021 apenas na área de operações no país, empregando mais de 6,3 mil pessoas no setor, além de outras milhares de vagas temporárias previstas para a Black Friday e Natal.

“Ficamos muito satisfeitos em ver que, cada vez mais, as empresas confiam em Pernambuco para instalar seus negócios. No caso da Amazon, nossa localização estratégica e as condições necessárias para a implementação do centro de distribuição ratificaram nossa vocação para atuar como hub logístico regional. Diante de tantos desafios impostos pela pandemia temos, dentro do nosso Plano Retomada, a certeza de que essas ações são fundamentais para gerar emprego e renda para o povo pernambucano. Seguimos com essa determinação”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

“Ter uma empresa como a Amazon no estado mostra a confiança na eficiência do nosso polo logístico. Além de localização privilegiada, o estado mostra sua capacidade de dialogar com o setor privado e oferecer o apoio necessário”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio.

“O Nordeste é uma região de extrema importância para a Amazon, tanto que estamos inaugurando a nossa segunda operação na região. Com isso, nosso intuito é aumentar a capacidade logística da empresa no país, melhorando a experiência dos clientes, por meio da maior quantidade de produtos oferecidos e reduzindo o tempo de entrega em nível nacional, além de gerar emprego e renda para as comunidades que atuamos” explica Ricardo Pagani, diretor de operações da Amazon no Brasil.

No total, com a nova operação, a Amazon passa a operar onze centros de distribuição no Brasil: cinco em Cajamar (SP), um em Betim (MG), um em Santa Maria (DF), um em Nova Santa Rita (RS), um em São João do Meriti (Rio de Janeiro) e dois em Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco).  “Nosso objetivo é realmente deixar o inventário, ou seja, os produtos mais perto dos clientes e fazer uma entrega cada vez mais rápida aos nossos consumidores” complementa o executivo.

Por ser uma empresa que atua exclusivamente no e-commerce, o governo de Pernambuco possui um incentivo fiscal específico para esse modelo de negócio, que amplia a competitividade estadual na atração de investimentos. Trata-se do Decreto 44.650, de 2017, que garante um desconto (crédito presumido) no resultado das operações, de acordo com a alíquota do produto, destinado a vendas para fora do Estado. 

“Essa é uma conquista histórica para Pernambuco. Desde o primeiro contato, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Sefaz e a AD Diper montaram uma ampla estratégia, estudando as solicitações feitas pela empresa para propormos soluções, como alterações na legislação tributária, para torná-la mais competitiva”, ressaltou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

Além do mecanismo assegurado a empresas como a Amazon, que atua no e-commerce, o governo estadual oferece à iniciativa privada benefícios por meio de diferentes programas, a exemplo do Prodepe – Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco, instituído em 1999 e considerado um dos mais robustos do gênero.