Nova gestão da Prefeitura de Gravatá encontra testes para covid-19 vencidos no Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa

Mário Flávio - 05.01.2021 às 15:50h

Ano novo, gestão municipal nova, mas os velhos problemas foram encontrados pela atual direção do Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa. Além de infiltrações nas paredes do prédio e a falta de uma câmara fria adequada para estocar os alimentos, os funcionários identificaram outras demandas urgentes. Equipamentos como forno, freezers e máquinas de lavar roupas estavam quebrados, alguns deles, inclusive, não funcionavam há três anos.

Mas o que chamou mais atenção foi o encontro de testes rápidos do tipo PCR vencidos em dezembro de 2020. Esses testes são usados para detectar o vírus que causa a Covid-19, o coronavírus. Apesar das equipes terem iniciado o levantamento há poucos dias, já foram identificados pelo menos 800 tubos que são usados para dois tipos de testes de coagulação, o TP e o TTPA, também vencidos.

De acordo com o coordenador do Laboratório do hospital, Wellison Douglas, além dos testes para Covid-19, outros que são usados para diagnosticar sífilis também estavam vencidos ou próximos do fim da data de validade. “Muitas pessoas foram prejudicadas com isso. O correto era fazer um mutirão de testagem, por exemplo, ou fazer a troca desse material, para que esses testes não fossem perdidos”, disse.

Ainda de acordo com Wellison, “cerca de 4 mil testes rápidos para Covid-19 estavam sendo proibidos de serem utilizados pela gestão anterior do hospital e quando a população procurava o centro de saúde, em busca do diagnóstico da doença, era informada que não tinham esses testes”.

Em contrapartida, a Direção do hospital começou a trabalhar com algumas melhorias. Uma delas foi com relação ao uso da verba que é destinada ao hospital. O atual diretor geral, Jandilson José, destaca que “a tenda que estava montada em frente ao Dr. Paulo da Veiga Pessoa, para atender as pessoas que chegavam com suspeita do coronavírus, será desmontada, porque o contrato com a empresa que cedia o equipamento foi encerrado e o custo para manter a tenda será revertido para outras melhorias necessárias e mais importantes no local”, destaca.

O Hospital Geral Dr. Paulo da Veiga Pessoa fica na Rua Joaquim Souto, S/N, no bairro do Prado.

Fotos: Ednaldo Lourenço