A senadora Kamala Harris, da Califórnia, é a escolha de Joe Biden para a vice da chapa do partido Democrata nas eleições de novembro nos Estados Unidos. Ela é a primeira mulher negra em uma chapa que disputa a presidência dos EUA.
Biden e Kamala vão formar a chapa de oposição a Trump e ao atual vice Mike Pence. Senadora pela Califórnia e uma das principais políticas negras no Congresso estadunidense, Kamala Harris tem 55 anos. Ela chegou a disputa as prévias do partido Democrata para a escolher do candidato de oposição a Trump.
Como congressista, Harris defendeu reformas no sistema policial dos EUA, com foco no racismo sistêmico dentro das forças de segurança. Ela já atuou como procuradora da Califórnia.
A escolha é um aceno de Biden a mulheres e aos negros. Entre as mulheres, que representam cerca de 55% do eleitorado estadunidense, Biden está em média 20% à frente de Trump. Já entre os negros, o candidato Democrata tem 80% da preferência, mas Biden terá o desafio de incentivar essas pessoas a irem às urnas em 3 de novembro. Nos EUA, o voto não é obrigatório. E o mundo ainda está sob uma pandemia.