O Prefeito da Cidade de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB) entrou com duas ações contra Netinho Lapenda (PTB), que vem denunciando os problemas da cidade, há vários anos. Em suas petições, Vinícius Labanca alegou supostas práticas de injúria e difamação, por parte de Netinho Lapenda, ainda referente ao pleito eleitoral de 2020 (Processo nº 0002564-10.2021.8.17.3350).
No entendimento do Juiz, Dr. José Wilson Soares Martins, da Vara Criminal de São Lourenço da Mata, tais denúncias não vislumbram ou se configuram, um dos tipos penais apontados. Ainda que o tenha se sentido desrespeitado, a expressão que causou a revolta do Prefeito somente pode ser considerada (quando muito) uma opinião equivocada proferida em ambiente de discussão política, pois Vinicius era candidato ao cargo de Prefeito do Município e sempre estará sujeito à críticas.
“Agentes que se submetem ao escrutínio público devem tolerar eventuais críticas que são inerentes à
disputa eleitoral”, citou em texto processual, o Juiz. “Eu não sei porque ele tá incomodado. Tudo que eu falei a ele e postei nas minhas redes sociais, eu reafirmo! Para mim, um cidadão de bem não vive em boate fazendo confusão, também não espanca uma pessoa inocente e não vive em delegacia (quero que ele prove que nunca foi para uma delegacia) e que o grupo dele não é sujo. Continuo dizendo, esse perfil não é exemplo para ninguém e não presta para ser gestor de qualquer coisa, muito menos de uma cidade como São Lourenço da Mata”, afirmou Netinho Lapenda.