“Não é só pelos centavos” – Manifestantes comunicam Destra e Polícia Militar sobre protesto em Caruaru e negam intervenção de prefeitura

Mário Flávio - 20.06.2013 às 12:48h

Naoesopeloscentavos

Integrantes do manifesto “Não é só pelos centavos” em Caruaru, agendado para o sábado (22), reuniram-se com representantes da Destra e da Polícia Militar, na sede do batalhão do 4ºBPM, para explicar como está sendo organizada a passeata, referente ao horário, trajetória e esquema de segurança do evento, que terá concentração próxima ao Grande Hotel, no centro da cidade, às 8h, com destino final no Marco Zero. Em contato com administradores da página do manifesto no Facebook, eles também negaram que teria havido algum contato prévio entre prefeitura e manifestantes para discutir a realização do protesto.

“A reunião ocorreu a reunião com representantes da sede da Polícia Militar, por volta das 9h, e explicamos como seria realizado o evento. Comunicamos oficialmente aos representantes da polícia e da Destra o trajeto, que percorrerá as principais ruas da cidade até o Marco Zero”, explicou o estudante de Sistemas da Informação, Rik Daniel, que garantiu também que a presença do secretário de Gestão Integrada no evento teria sido articulada sem conhecimento dos manifestantes. “Nós não havíamos entrado em contato com a prefeitura, apenas notificamos a Destra. Mas, não vimos problema na participação do secretário, pois apenas explicamos de que forma seria realizado o manifesto”, completou.

O professor Ayslan Melo, também integrante da manifestação, ressaltou que não houve contato com membros da prefeitura. “Pelos menos me certifiquei com três dos seis administradores da página do evento, que não houve conversas prévias com a prefeitura, justamente porque não queremos intervenção do governo municipal, já que essa manifestação é algo do povo feito para o povo”, explicou.

Também no final da manhã desta quinta (20), o Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru (SISMUC), que confirmou presença de membros da entidade no protesto, enviou nota esclarecendo: “Estamos comunicando a título de esclarecimento a todos que já confirmaram suas presenças no movimento deste sábado dia 22, e aos que venham participar, que a notícia divulgada informando que as lideranças da mobilização estariam se reunindo com o prefeito do município de Caruaru e o Comandante da Polícia Militar, é descabida e demonstra ser mais uma manobra política na tentativa de descredenciar o movimento e/ou passar a idéia de que alguma secretaria do município seria a promotora ou mesmo a organizadora do evento. Outrossim, fazemos questão de ratificarmos que esse é um movimento de iniciativa popular; sendo democrático, pacífico, ordeiro e com o objetivo de dar um basta nos desmandos que a muito vem ocorrendo em todo País. Portanto, não será aceita nenhuma conotação político-partidária dentro do evento. E caso ocorra, será imediatamente rechaçado”