12 de março de 2013 às 06h25min - Por Mário Flávio

A Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta segunda (11), reunião solene em memória do ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra. A homenagem póstuma foi solicitada pelo deputado Sílvio Costa Filho, do PTB. O presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), lembrou que a história da família Lyra é marcada pela política e pelo empreendedorismo. A primeira experiência se deu com a eleição de João Lyra Filho para o cargo de prefeito de Caruaru, em 1959.

Presente à reunião, o irmão de Fernando Lyra e vice-governador de Pernambuco, João Lyra (PDT), comentou que o ex-ministro sempre foi o seu maior conselheiro. Atualmente, a família está representada no parlamento estadual pela deputada Raquel Lyra (PSB), que exerce o primeiro mandato.

O líder da Oposição na Assembleia, deputado Daniel Coelho (PSDB), salientou que todos os novos membros da política pernambucana seguem os ensinamentos de Fernando Lyra e de outros importantes personagens da geração do ex-parlamentar. Sílvio Costa Filho acrescentou que o ex-ministro também teve atuação destacada na Alepe como deputado estadual. Segundo o parlamentar, a solidariedade sempre foi uma das principais virtudes de Lyra.

Na tribuna, Costa Filho ainda lembrou de passagens da vida pública compartilhadas ao lado do político caruaruense, classificando-as como enriquecedoras. No decorrer da solenidade, Sílvio Costa Filho e Daniel Coelho entregaram uma placa alusiva à excelência do trabalho desempenhado por Fernando Lyra em prol do povo pernambucano para a viúva do ex-ministro, Márcia Lyra.

Fernando Lyra morreu no dia 14 de fevereiro deste ano de falência múltipla dos órgãos, no Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele tinha 74 anos e, há duas décadas, sofria de insuficiência cardíaca.Lyra teve relevante atuação no cenário político nacional. Em 1984, na posição de deputado federal, foi peça importante no movimento que culminou com a candidatura de Tancredo Neves à presidência da República.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro