16 de maio de 2013 às 17h25min - Por Mário Flávio

No agreste pernambucano, as prefeituras de Agrestina, Bezerros e Caruaru divulgaram uma programação especial para discutir o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Entre os objetivos dessas atividades, está o alerta para que a população atente para sinais de sinais de violência sexual.

A prefeitura de Agrestina realiza nesta sexta (17), a partir de 15h, no Centro Cultural, apresentação de grupos de hip-hop, jaz, capoeira, artes marciais. Em seguida haverá uma caminhada pelas principais ruas da cidade até a Praça Padre Cícero em frente à Igreja da Matriz. Com o intuito de mobilizar os estudantes, outra campanha foi feita nas escolas pelas equipes do CREAS e CRAS. A ideia foi incentivar os alunos a criarem um desenho sobre o tema da campanha, como prêmio a arte será estampada nas faixas, camisas e cartazes.

Em Bezerros, escolas da rede municipal de ensino, núcleos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e da Assistência Especializada da Assistência Social (CREAS) vão receber uma série de palestras sobre exploração sexual de menores. O evento faz parte do Dia Nacional de Exploração Sexual da Criança e Adolescente que acontece neste sábado, 18.

As palestras com temas educativos e de alerta para os sinais de violência sexual serão ministrados durante o mês de maio. O trabalho conta com a parceria de educadores e assistentes sociais das secretaria de Educação e Assistência Social. No dia 05 do próximo mês uma caminhada será realizada com crianças do município para chamar a atenção sobre o tema.

Já em Caruaru, a Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais realiza os sobre essa temática alusivos ao 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Nesta quinta-feira (16), os usuários do Albergue Municipal e Centro de Referência especializado para População em Situação de Rua poderão participar de oficinas e assistir à apresentação de teatro de bonecos envolvendo a temática. Na sexta (17), a partir das 9h, o Centro de Referência em Assistência Social do Sítio Xicuru, na zona rura, recebe oficinas, apresentações teatrais e debates. Todas essas atividades são abertas ao público e se estendem até o dia 23.

Ainda na Capital do Agreste, no dia 23, data municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, haverá uma caminhada. A concentração será a partir das 15h, na avenida Agamenon Magalhães, em frente ao prédio onde funcionou o antigo Hospital São Sebastião, com destino ao Marco Zero. Lá haverá atendimento ao público dos principais serviços oferecidos pela Secretaria de Políticas Sociais, como atendimento do Bolsa Família, exposição de artesanato do Programa de Erradicação do trabalho Infantil-PETI e Projovem e apresentação da Orquestra de Violinos do Monte Bom Jesus.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro