5 de julho de 2017 às 10h57min - Por Mário Flávio


O ex-vereador José Ailton do Nascimento, mais conhecido como “Zé Ailton”, foi enterrado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (5). Ele morreu ma manhã desta terça-feira (4).

A Prefeitura de Caruaru decretou luto oficial de três dias. Durante o velório na Câmara Municipal uma multidão lotou o espaço entre 8h e 10h, tempo destinado para as últimas homenagens ao político. 
Muitas pessoas vieram da zona rural para se despedir de Zé Mais Zé como era conhecido no meio político, devido a liderança de governo exercida nos terceiro e quarto mandatos do prefeito José Queiroz. 
O ex-governador João Lyra falou da convivência com Zé Ailton e lembrou da época em que ambos iniciaram na política. “Ele foi colocado na vida pública pelo meu pai, o ex-prefeito João Lyra Filho. Sempre esteve presente em todas as eleições desde os anos de 1980 até hoje. Foi um exemplo de homem público e essa multidão aqui hoje na Câmara para se despedir dele, como também no velório em Lagoa do Paulista, revela a importância de Zé para a história de Caruaru”, disse.
Biografia 
Nascido no sítio Murici, na zona rural de Caruaru em 31 de dezembro de 1953, José Ailton do Nascimento iniciou a vida como agricultor e durante mais de 40 anos, atuou ao lado do pai na Feira de Caruaru.

A trajetória política teve início em 1976, quando participou ativamente das campanhas de João Lyra Filho e Fernando Lyra. Em 1988, disputou a primeira eleição para vereador ficando na primeira suplência. Somente em 1992, Zé Ailton conseguiu se eleger vereador, conquistando a reeleição em 1996 e em 2000.
Em 2008, Zé Ailton retoma o mandato como vereador pela quarta vez, e em 2012 repete o feito conquistando uma vaga na Câmara Municipal de Caruaru, obtendo mais de 3.600 votos. Em 2016, não conseguiu se eleger, ficando na suplência pelo PDT. 
Ainda em 2015 assumiu o comando da Secretaria de Agricultura, durante o quarto mandato de José Queiroz.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro