11 de maio de 2012 às 08h25min - Por Mário Flávio

A reunião dessa quinta-feira à noite na Academia Caruaruense de Letras não serviu apenas para oficializar o pedido de licença de Josué Euzébio da presidência do diretório municipal. Serviu também para homologar algumas alterações na composição da executiva, que já haviam sido antecipadas. E essas mudanças funcionaram mais como uma restituição da influência dos grupos Mensagem ao Partido, comandado por Rogério Meneses, e a MAIS, de Louise Caroline,  duas tendências que têm a maioria dos cargos na composição.

Crédito: Vladimir Barreto/ CMC

Pela rearrumação, no que se refere ao grupo Mensagem, Elialdo Lima, aliado de Lícius Cavalcanti e secretário na Câmara Municipal, assume a secretaria de Finanças do partido, no lugar de Francis Vasconcelos, ex-assessor de Rogério que havia feito a opção de sair da tendência para se integrar à  Democracia Socialista (DS), hoje sob influência direta de Eduardo Guerra. Já a secretaria de Cultura, que estava a cargo de Nerisvaldo Alves, passou para Lucheci Maria, enquanto a secretaria de Imprensa passou para o comando de Hérlon Cavalcanti, substituindo a jornalista Paula Bezerra.

Crédito: Paulo Roberto Filho/ BMF

Em outra ponta da executiva, mais dois arranjos significativos para a tendência MAIS. Isso porque Vanúcio assumiu, na verdade a vice-presidência da executiva, no lugar de George Silva, que por sua vez, substituiu Adilson Lira na secretaria de Formação Política, e este último é mais um aliado de Eduardo Guerra. E além disso, ainda houve a saída momentânea de Josué, o que fez Vanúncio assumir automaticamente a presidência do diretório.

Dessa forma, há três situações. De um lado, o vereador Rogério Meneses conseguiu manter a hegemonia na sigla. Dos 11 cargos na direção Executiva do Partido em Caruaru, sete são aliados do repentista. De outro, Eduardo Guerra perde a representação direta na executiva, sem Adilson e Francis. E noutra perspectiva, Louise Caroline, que é da base governista, ganha mais força – mesmo distante, na Espanha – com seu aliado Vanúcio na vice, e durante os próximos 90 dias, como presidente do diretório. E isso dá a ele o direito de ser a voz de decisão superior a qualquer movimentação de  representantes de tendências. Após as prévias do Recife, no dia 20 de maio, o partido vai se reunir e deve decidir os rumos da legenda em Caruaru. As conversas devem ser muitas, já que a decisão da legenda depende da votação da Executiva.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro