Jaboatão dos Guararapes recebeu, nesta segunda-feira (21), o Selo Município Compromissado com a Segurança Pública, concedido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A entrega ao prefeito Anderson Ferreira foi feita pelo procurador geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, em solenidade realizada na sede do MPPE, em reconhecimento ao cumprimento dos eixos e metas estabelecidas pelo Projeto Cidade Pacífica.
Esse projeto tem o objetivo de envolver as cidades num trabalho de parceria, através de ações e programas, visando reduzir os índices de criminalidade. Jaboatão foi o primeiro município do Estado a receber o certificado neste ano.
“Nossa gestão cumpriu todas as metas estabelecidas e agora tem o trabalho avalizado pelo Ministério Público. Este Selo mostra que Jaboatão vem fazendo a sua parte, construindo caminhos que dão oportunidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social, tanto nas áreas de educação, esporte e emprego. Também intensificamos as fiscalizações e as ações de orientação em locais considerados de risco. É gratificante saber que estamos fazendo algo que está impactando positivamente na vida das pessoas. Além do reconhecimento do MPPE, o Selo nos incentiva a avançar mais, porque o compromisso da nossa gestão é proporcionar uma melhor condição de vida para a população”, disse Anderson Ferreira.
“Jaboatão se soma à iniciativa do Ministério Público, através do Projeto Cidade Pacífica, ao cumprir os requisitos para receber o Selo de Município Compromissado com a Segurança Pública. Esse é um projeto que foi pensado no envolvimento dos municípios, porque todos têm um papel importante nas ações preventivas”, disse o procurador geral Paulo Augusto. Coordenador do projeto no MPPE, o promotor de Justiça Luiz Sávio Loureiro ressaltou que, além do cumprimento dos eixos e metas, Jaboatão avançou em outras áreas, a exemplo da criação do IPTU Verde, que também colabora para um ambiente saudável para a população. “Houve um compromisso de Jaboatão de contribuir com a redução da criminalidade”, acrescentou.
Um dos eixos do Projeto Cidade Pacífica é a iluminação pública, cujo objetivo é passar a sensação de mais segurança nas ruas. Jaboatão investiu na instalação de nove mil pontos de LED e até o final de 2023 todos os pontos do município terão a tecnologia, através de uma parceria público-privada. Outra ação bem sucedida é a fiscalização em bares, restaurantes e similares, com as operações Sossego, Bar Seguro, Convivência, Flexibilizar e Integrada Cidade Segura.
Outro eixo cumprido foi o Pacificando Escolas, com a criação do forum de educação, fazendo a interação entre a Guarda Municipal com gestores das unidades escolares. São prestadas orientações e os pais são ouvidos, sempre com foco na redução da violência. Ainda no campo da juventude, a Prefeitura criou o Programa Jaboatão Através do Esporte, dirigido aos estudantes da rede municipal, em parceria com academias de ginástica e de outras modalidades esportivas e com entidades filantrópicas.
O eixo Cuidando dos Egressos também teve as metas atingidas por Jaboatão, através da inserção dos egressos do sistema prisional na convivência familiar, social e profissional. O município firmou convênio com empresas, garantindo a geração de emprego, renda e reinclusão dessas pessoas na sociedade.