Movimento Lutas e Cores decide pela neutralidade na eleição de Caruaru 

Mário Flávio - 13.10.2016 às 16:26h


NOTA DO COLETIVO LUTAS E CORES SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016.

As eleições municipais são muito importantes para a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, tendo em vista que é através dessa consulta popular que são eleitos os/as representantes do povo para a ocupar o Poder Legislativo local e o/a chefe do Poder Executivo MunicipaL. São nas cidades onde os/as LGBTs constroem suas vidas diariamente e buscam saúde, educação, serviços socioassistênciais, moradia, etc. Também é nos limites das cidades onde ocorrem os casos de violações que acometem os/as LGBT.

Tendo essa compreensão, o Coletivo Lutas e Cores se posicionou no 1° turno das eleições municipais em Caruaru/Pernambuco no âmbito do poder legislativo, recomendando votos as candidaturas de Ailza Trajano e Daniel Finizola para a Câmara de Vereadores. Essa recomendação ocorreu a partir da constatação que Ailza Trajano (PCdoB) e Daniel Finizola (PT) atendiam critérios estabelecidos pelo Lutas e Cores, como estarem filiados a partidos com uma posição contrária ao Golpe que tirou a Presidenta Dilma da Presidência da República sem a constatação de crime de responsabilidade fiscal, apresentarem posicionamentos públicos em defesa da cidadania da População LGBT e incorporarem nossas demandas nas suas propostas de vereança. Em relação a disputa pelo Poder Executivo, no 1° turno das eleições municipais em Caruaru/Pernambuco, o Coletivo Lutas e Cores adotou um posicionamento de independência.

O resultado eleitoral de 2307 votos nas duas candidaturas que apresentaram a defesa da cidadania da população LGBT é motivo de muita comemoração para nós. Ailza Trajano (PCdoB) recebeu 290 votos, ficando na suplência de sua coligação. Daniel Finizola (PT) recebeu 2017 votos e foi eleito vereador para a próxima legislatura (2017-2020) da Câmara de Vereadores de Caruaru. Celebramos também a derrota dos vereadores candidatos à reeleição, fundamentalistas e inimigos da população LGBT como o Tenente Tibúrcio (PMN) – responsável pela emenda que retirou as estratégias de igualdade de gênero do Plano Municipal de Educação –, Jaelcio Tenório (PRB) e Pastor Carlos Santos (PRB). A eleição de um vereador Pró-LGBT e a derrota de 3 vereadores fundamentalistas demostra que a atuação do Coletivo Lutas e Cores tem contribuído na construção de uma menos conservadora e mais progressista.

Entretanto, o cenário do 2° turno das eleições municipais é extremamente complexo. De um lado o candidato Tony Gel (PMDB), ex-prefeito de Caruaru que não desenvolveu nenhuma política pública para a população LGBT nas suas gestões anteriores, candidato do partido do Presidente Ilegítimo da República e apoiado pelos 10 vereadores da legislatura 2012-2016 presos e condenados por corrupção. Do outro lado a candidata Raquel Lyra (PSDB), atual deputada estadual que em 6 anos de atuação na Assembleia Legislativa de Pernambuco nunca apresentou nenhum projeto de lei em benefício da população LGBT, se ausentou da votação da emenda que retirou as estratégias de igualdade de gênero do Plano Estadual de Educação e candidata por um partido que não só apoiou o Golpe, como também ocupa Ministérios no Governo Golpista.

Diante deste cenário, o Coletivo Lutas e Cores mantém no 2º turno o mesmo posicionamento do 1º turno, não apoiando nem o candidato Tony Gel (PMDB) nem a candidata Raquel Lyra (PSDB). Esse posicionamento foi deliberado coletivamente em reunião e é coerente com nossos princípios e deliberações anteriores. Compreendendo que é fundamental a manutenção e ampliação das políticas públicas LGBT de iniciativas da Prefeitura de Caruaru, iremos apresentar um conjunto de demandas para o candidato e para a candidata. Passado o período eleitoral e com a posse do/a próximo/a Prefeito/a de Caruaru, nos manteremos vigilantes na defesa da cidadania da população LGBT de Caruaru.

FORA TEMER! GOVERNO GOLPISTA, ILEGÍTIMO E LGBTFOBICO NÃO NOS REPRESENTA!