O Movimento Livres teve presença no mais recente encontro do programa “Ouvir Pra Mudar”, realizado na quinta-feira (22), no Colégio Professor Vicente Monteiro, em Caruaru. O programa, promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco, tem como objetivo coletar as perspectivas da população para pautar o processo de formulação de políticas públicas na gestão liderada pela governadora Raquel Lyra.
O evento contou com a presença da tucana, de deputados, secretários de governo, representantes de todas as prefeituras do Agreste Central, vereadores de diferentes cidades da região, bem como diversos movimentos da sociedade civil e cidadãos comuns. O Movimento Livres, representado por Jeferson Tepo, estudante e empreendedor que atua como coordenador do movimento em Pernambuco, participou das discussões no eixo temático de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, coordenado por Guilherme Cavalcanti, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado. Durante o evento, o secretário recebeu do Livres o Caderno de Políticas Públicas (CPP).
Iniciativa dos associados do Livres, o Caderno apresenta propostas de base liberal para aprimorar serviços públicos em áreas como saúde, educação, segurança e ambiente de negócios, tanto em âmbito estadual quanto federal. O documento, publicado durante as eleições de 2022, foi submetido à revisão do Conselho Acadêmico do Livres, composto por especialistas nacionais e internacionais, incluindo Elena Landau, Persio Arida e Ricardo Paes de Barros.
Jeferson Tepo, coordenador do Livres em Pernambuco, comentou sobre a participação do movimento no evento: “Avaliamos a experiência como positiva. Foi uma oportunidade democrática para discutir os problemas enfrentados pela população a partir de diversas perspectivas, sempre com respeito. Buscamos promover um debate liberal baseado em evidências para contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem aqueles que mais necessitam.”
O Secretário Guilherme Cavalcanti também comentou sobre o engajamento do Livres no encontro, especialmente em relação ao desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no estado sugeridos pelo movimento. Ele afirmou: “Recebemos com atenção as contribuições do Livres sobre o tema das PPPs, que está no nosso radar enquanto gestão. Estamos seguros de que a participação da população tornará essas iniciativas mais eficazes.”
O Livres é um movimento político suprapartidário em defesa do liberalismo, que atua como associação civil sem fins lucrativos desde 2018 no desenvolvimento de lideranças e na curadoria de políticas públicas por meio de campanhas educativas e advocacy por reformas.