O Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre bateu o recorde de movimentação de passageiros no último mês de junho. De acordo com o Setor de Estudos e Pesquisas (SEP) da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco/Empetur, 692 mil pessoas circularam pelo terminal aéreo no mês passado. Os dados foram compilados junto à AENA e à Infraero.
Os 692 mil passageiros do mês passado representam o maior número dos últimos cinco anos, quando comparamos com os mesmos meses nesse determinado intervalo de tempo. Em junho de 2019, foram 644 mil. Em 2020, 98 mil. O ano de 2021 contou com 536 mil passageiros no Aeroporto do Recife. Ano passado, 668 mil pessoas circularam pelo terminal aéreo. O percentual de crescimento em relação ao ano de 2019, imediatamente anterior à pandemia, foi de 7,59%.
“A recuperação do nosso turismo é demonstrada em números. Nos últimos meses, uma série de dados atestam que as pessoas estão mais interessadas no destino Pernambuco. Esse crescimento da movimentação no aeroporto ajuda a acelerar nossa economia, reconduz o papel de liderança do nosso Estado no nordeste. Temos potencial para crescer muito mais, e todo o trabalho do Governo do Estado tem sido em recuperar infraestrutura e dar melhores condições para receber esses visitantes”, avaliou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.
Recife se mantém como o aeroporto de maior movimentação no nordeste. De janeiro a junho, foram mais de 4,3 milhões de pessoas que circularam no nosso maior terminal aéreo. No mesmo período, o aeroporto de Salvador, segundo maior da região, teve uma circulação de 3,4 milhões de passageiros.
Mercados emissores
Segundo dados apurados pelo SEP junto à Polícia Federal, o Aeroporto dos Guararapes recebeu pessoas vindas dos seguintes mercados emissores internacionais: Portugal, Uruguai, Argentina, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Espanha.
Com o aumento da oferta internacional de voos, os números relacionados ao embarque e desembarque de passageiros também cresceram. No último mês, 12 mil pessoas embarcaram para o exterior e 10 mil desembarcaram no Recife vindos de países estrangeiros. Atualmente, a capital pernambucana tem conectividade aérea com Portugal, Argentina, Uruguai e dois voos para os Estados Unidos. No Brasil, o destaque é a ligação com o Aeroporto de Guarulhos, que lidera em embarques e desembarques entre o Aeroporto do Recife. De janeiro a maio, 696 mil pessoas se movimentaram pelo trecho.